O processo denominado de falso trabalho de parto caracteriza...
1. contrações uterinas presentes, porém de baixa intensidade e longo intervalo, associadas a queixas dolorosas na região lombar e formação da bolsa das águas. 2. ocorrência de atividade uterina aumentada, com padrão de contrações descoordenadas. 3. contrações fracas e colo uterino com dilatação inferior a 3cm, tendo início o processo de insinuação fetal. 4. descida do fundo uterino, com ocorrência de contrações que melhoram no repouso.
Está(ão) CORRETO(S), apenas, os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - 2 e 4.
O tema da questão é o falso trabalho de parto, que é uma fase do final da gestação onde a mulher pode sentir contrações que se assemelham ao início do trabalho de parto, mas que não resultam em dilatação do colo uterino e eventual nascimento do bebê.
Para compreender esta questão, é necessário conhecer as características das contrações de Braxton Hicks, que são normalmente irregulares, de baixa intensidade, e não progressivas. Elas podem ser aliviadas com repouso e mudança de posição.
Vamos analisar as opções:
1. Contrações uterinas presentes, porém de baixa intensidade e longo intervalo, associadas a queixas dolorosas na região lombar e formação da bolsa das águas.
Esta descrição não é caracteristicamente típica do falso trabalho de parto, pois a formação da bolsa das águas é uma indicação de que o trabalho de parto verdadeiro pode estar prestes a começar.
2. Ocorrência de atividade uterina aumentada, com padrão de contrações descoordenadas.
Esta alternativa descreve características que podem ser associadas ao falso trabalho de parto, onde as contrações são descoordenadas e não levam à progressão do parto. Portanto, está correta.
3. Contrações fracas e colo uterino com dilatação inferior a 3cm, tendo início o processo de insinuação fetal.
A presença de dilatação, mesmo que pequena, e início de insinuação fetal são características mais associadas ao início do trabalho de parto verdadeiro, não ao falso.
4. Descida do fundo uterino, com ocorrência de contrações que melhoram no repouso.
Esta alternativa descreve contrações que melhoram com repouso, o que é bem típico das contrações de Braxton Hicks, ou falso trabalho de parto, tornando-a correta.
Portanto, as alternativas 2 e 4 são as que corretamente descrevem o falso trabalho de parto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COMPLEMENTO:
FALSO TRABALHO DE PARTO:
Pacientes com falso trabalho de parto ou no período prodrômico devem ser orientadas quanto ao seu quadro e enviadas de volta à sua residência, tomando se o cuidado, nestes casos, de orientá-las para retornar ao serviço médico quando as contrações estiverem mais intensas, frequentes e regulares. Pode-se, também, optar por manter essas pacientes em observação e reavaliá-las dentro de 1-2h.
COMO DIAGNOSTICAR O TRABALHO DE PARTO
É necessária a presença de três critérios, a saber:
» Presença de pelo menos três contrações uterinas em intervalos de 10min, com intensidade suicientemente forte para causar dilatação do colo uterino, regulares, rítmicas e com duração de pelo menos 30s cada
» Colo uterino com dilatação igual ou superior a 3 cm
» Grau mínimo de apagamento do colo uterino
http://www.ebserh.gov.br/documents/214336/1109086/Cap%C3%ADtulo-3-Assist%C3%AAncia-ao-Parto-Vaginal.pdf/12fa1052-c0be-42bf-b65c-94a00ca62421
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo