A disposição de servir é um atributo secundário na excelênc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371104 Turismo

Estratégias de comunicação e promoção da imagem institucional dos produtos e serviços turísticos


        Construir uma imagem para uma localidade turística demanda tempo e muito investimento. Não se faz isto da noite para o dia. Muito pelo contrário, é um trabalho de muitos anos de pesquisa e de posicionamento das idéias nas mentes dos turistas. Por outro lado, destruir uma imagem turística de um local é questão de dias. Basta uma série de erros, que ela se destrói do dia para a noite.

        A estratégia para a elaboração de uma imagem turística para uma determinada localidade é um processo consistente em identificar as necessidades dos turistas-alvo, posicionar essa imagem em mercados específicos e avaliar sistematicamente o impacto dessa imagem junto aos turistas.

Carlos Meira Trigueiro. Marketing & turismo – Quality Mark, p. 45-6 (com adaptações).


Tendo o texto acima por referência, julgue o item que se segue. 

A disposição de servir é um atributo secundário na excelência do atendimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado

Vamos entender por que a afirmação "A disposição de servir é um atributo secundário na excelência do atendimento" está incorreta.

No setor de turismo, a qualidade do atendimento é um componente fundamental para criar e manter uma imagem positiva de um destino ou serviço turístico. A disposição de servir não é apenas um atributo importante, mas sim uma das características primordiais para alcançar a excelência no atendimento. Quando falamos em atendimento ao cliente, especialmente no turismo, estamos lidando com serviços que são intangíveis e altamente dependentes da interação humana. Assim, o modo como os funcionários se dispõem a servir influencia diretamente a percepção do turista sobre a qualidade do serviço e do destino.

O texto de Carlos Meira Trigueiro destaca a importância de construir uma imagem positiva para um destino turístico, processo que é complexo e contínuo. No entanto, essa construção pode ser rapidamente destruída por uma má experiência de atendimento. Logo, afirmar que a disposição de servir é secundária contraria a lógica de que um bom atendimento é essencial para a sustentabilidade da imagem turística.

Além disso, a excelência no atendimento é frequentemente citada como um diferencial competitivo no turismo. Um atendimento de alta qualidade, onde a equipe demonstra uma verdadeira intenção de ajudar e satisfazer os turistas, pode não somente fidelizar clientes, mas também gerar recomendações positivas, que são fundamentais em um mercado cada vez mais competitivo.

Portanto, a alternativa está errada porque subestima a importância da disposição de servir, que é, na verdade, um atributo essencial para alcançar a excelência no atendimento no setor turístico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo