Com base no texto 'SOBRE A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA', leia...
SOBRE A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA
O poema dramático "Morte e Vida Severina" é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Escrito entre 1954 e 1955, trata-se de um auto de Natal de temática regionalista.
O poeta, que nasceu no Recife, transformou em poesia visceral a condição do retirante nordestino, sua morte social e miséria.
Morte e Vida Severina é um poema de construção dramática com exaltação à tradição pastoril. Ele foi adaptado para o teatro, a televisão, o cinema e transformado em desenho animado.
Fonte: www.todamateria.com.br
Com base no texto 'SOBRE A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto refere-se à obra Morte e Vida Severina, considerada de grande relevância para a literatura nacional. Essa obra de João Cabral de Melo Neto ainda é um texto forte em parte porque o que nele se denuncia permanece sendo real, apesar do esforço de superação da miséria tanto no Nordeste quanto em várias partes do território nacional.
II. O texto refere-se à obra Morte e Vida Severina. Com temática regionalista, a obra Morte e Vida Severina é, acima de tudo, uma ode ao otimismo, às alegrias humanas e à incapacidade de adaptação dos retirantes nordestinos.
Marque a alternativa CORRETA: