Carlos Augusto, médico, foi promovido recentemente no hospit...
Os sintomas de Carlos são sugestivos de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - síndrome de burnout
A questão apresentada aborda a identificação de sintomas relacionados ao estresse ocupacional e ao esgotamento profissional. Para resolvê-la, é necessário compreender as características das diferentes síndromes e transtornos psicológicos mencionados nas alternativas.
Síndrome de Burnout é uma condição resultante de estresse crônico no trabalho que não foi gerenciado com sucesso. Os sintomas incluem exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. O enunciado descreve Carlos Augusto apresentando sintomas como irritabilidade, alterações no sono, taquicardia, falhas na memória e ansiedade, que são indicativos claros de burnout.
Vamos analisar cada alternativa para entender o porquê de serem incorretas:
A - Síndrome Fóbica: As fobias são caracterizadas por um medo intenso e irracional de situações, objetos ou atividades específicas. Elas não se encaixam nos sintomas de Carlos, que estão mais relacionados ao estresse crônico no trabalho.
B - Ataque de Pânico: Ataques de pânico envolvem episódios súbitos de medo intenso acompanhados de sintomas físicos como palpitações, sudorese, tremores e sensação de sufocamento. Apesar de Carlos apresentar taquicardia e ansiedade, seus sintomas são contínuos e relacionados à carga de trabalho, não a episódios súbitos, excluindo essa possibilidade.
C - Síndrome Maníaca: A síndrome maníaca faz parte do transtorno bipolar e é caracterizada por períodos de humor elevado, energia excessiva, comportamento impulsivo e, muitas vezes, uma diminuição na necessidade de sono. Carlos apresenta sintomas mais relacionados ao esgotamento e estresse crônico, não à elevação de humor e energia.
E - Delírio Hipocondríaco: Delírios hipocondríacos são persistentes preocupações com ter uma doença grave, baseada na interpretação errônea de sintomas físicos. Carlos não demonstra preocupação com doenças graves, mas sim sintomas de esgotamento profissional.
Portanto, a alternativa correta é D - Síndrome de Burnout, pois os sintomas descritos no enunciado são típicos dessa condição, que resulta do estresse crônico no ambiente de trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Fadiga.
- Pressão alta.
- Dores musculares.
- Problemas gastrointestinais.
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Normalmente esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro. Para evitar problemas mais sérios e complicações da doença, é fundamental buscar apoio profissional assim que notar qualquer sinal. Pode ser algo passageiro, como pode ser o início da Síndrome de Burnout.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo