O Estado do Paraná vem apresentando um número elevado de cas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - Dengue.
A questão aborda um problema de saúde pública relacionado ao aumento de casos de uma doença específica no Estado do Paraná, associada a condições ambientais como água parada, terrenos baldios e acúmulo de lixo. Para responder corretamente, é necessário ter um entendimento básico sobre como essas condições favorecem a proliferação de doenças transmitidas por vetores, especialmente mosquitos.
Dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. As condições mencionadas na questão são ideais para a proliferação desse mosquito, resultando no aumento dos casos de dengue. Portanto, a alternativa A é a correta.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
- Tuberculose (B): Não é causada por fatores ambientais como água parada ou acúmulo de lixo. Trata-se de uma infecção bacteriana transmitida de pessoa para pessoa por via aérea.
- Febre Amarela (C): Embora também seja transmitida por mosquitos, a febre amarela não está diretamente associada às condições ambientais citadas. Ela é mais relacionada a mosquitos que habitam áreas de floresta.
- Doença de Chagas (D): É causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos triatomíneos (popularmente conhecidos como barbeiros). Não tem relação direta com água parada ou lixo.
- Leishmaniose (E): Transmitida por flebotomíneos (mosquitos-palha), a leishmaniose não está diretamente associada a água parada ou acúmulo de lixo, mas sim a áreas com matéria orgânica em decomposição.
Portanto, para fatores como água parada e acúmulo de lixo, que promovem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a dengue é a doença mais comumente desencadeada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo