Sobre o câncer de bexiga, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861122 Medicina
Sobre o câncer de bexiga, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: A - O principal fator de risco é o tabagismo.

Explicação do tema central: O tema central da questão é o câncer de bexiga, uma neoplasia que afeta a bexiga urinária. Para resolver a questão, é necessário compreender quais são os fatores de risco associados a essa doença, bem como os sintomas mais comuns e as recomendações para o rastreamento.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa A está correta porque o tabagismo é, de fato, o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de bexiga. Fumar aumenta significativamente a probabilidade de células cancerígenas se desenvolverem na bexiga.

Análise das alternativas incorretas:

B - A retenção urinária é o principal sintoma: Esta alternativa está incorreta. O principal sintoma do câncer de bexiga é a hematúria (presença de sangue na urina), e não a retenção urinária. A retenção urinária não é um sintoma típico dessa doença.

C - Homens negros são proporcionalmente mais acometidos: Esta afirmação está errada. Na verdade, o câncer de bexiga é mais comum em homens brancos do que em homens negros. Portanto, esta alternativa não está correta.

D - O rastreamento deve ser feito com EAS e urocultura a partir de 50 anos: Esta alternativa também está incorreta. Não existe um protocolo padrão de rastreamento para câncer de bexiga usando apenas EAS (Exame de Análise de Urina) e urocultura. Além disso, o rastreamento específico não é recomendado para a população em geral, mas sim para grupos de risco.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O câncer de bexiga é uma doença que pode ter diversas causas, mas o principal fator de risco é o tabagismo, fazendo com que a alternativa A seja a correta. A exposição a produtos químicos, como o benzeno e a anilina, também pode ser um fator de risco, assim como a idade avançada, histórico familiar e infecções crônicas. O sintoma mais comum é a presença de sangue na urina, e não a retenção urinária como afirmado na alternativa B. A alternativa C está incorreta, pois a incidência de câncer de bexiga é maior em homens brancos do que em homens negros, e a alternativa D também está incorreta, pois o rastreamento para o câncer de bexiga é indicado apenas em casos de suspeita clínica, sendo que a EAS e urocultura não são métodos suficientes para o diagnóstico da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo