Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao trabal...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão sobre o papel do assistente social na política de assistência social. Esta questão exige que você conheça o enfoque crítico e analítico que o assistente social deve ter ao lidar com as condições materiais de vida dos indivíduos.
Alternativa Correta: A
A - O trabalho do assistente social deve orientar-se pela leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida.
Esta alternativa está correta porque reflete a essência do trabalho do assistente social. Eles devem ser capazes de analisar criticamente a realidade social, compreendendo e identificando as condições materiais de vida que afetam os indivíduos e coletividades. Este enfoque é fundamental para propor ações que realmente impactem a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Alternativas Incorretas:
B - No atendimento às famílias acompanhadas pela política de assistência social, o assistente social deve desenvolver atividades tradicionais e pragmáticas, proporcionando o ajustamento das situações de desestrutura familiar.
Esta alternativa está incorreta porque sugere um enfoque tradicional e pragmático, que não é compatível com o caráter crítico e transformador do serviço social. O assistente social não deve apenas ajustar situações, mas sim provocar mudanças estruturais.
C - A política de assistência social representa a profissão de serviço social, pois possuem os mesmos fundamentos constitutivos.
Essa afirmação é incorreta. Embora a política de assistência social e o serviço social possam compartilhar objetivos, eles não têm os mesmos fundamentos constitutivos. O serviço social é uma profissão com princípios próprios e uma ética distinta.
D - O assistente social atua na perspectiva funcionalista, visto que as situações sociais são problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente.
Essa alternativa é incorreta porque contraria a abordagem crítica e coletiva que caracteriza a prática do serviço social. Assistentes sociais não veem situações sociais como problemas apenas individuais, mas como questões que exigem uma abordagem coletiva e estrutural.
E - O assistente social em conjunto com o psicólogo, realiza atendimento psicoterapêutico às famílias em situação de vulnerabilidade social, pois as questões psíquicas podem agravar as questões sociais.
Esta alternativa está errada. Embora assistentes sociais trabalhem em equipe multidisciplinar, o atendimento psicoterapêutico não é responsabilidade do assistente social, mas do psicólogo. O foco do assistente social é na dimensão social e não nas questões psíquicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito, letra A.
A- O trabalho do assistente social deve orientar-se pela leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida.
B- No atendimento às famílias acompanhadas pela política de assistência social, o assistente social deve desenvolver atividades tradicionais e pragmáticas, proporcionando o ajustamento das situações de desestrutura familiar.
Totalmente errada, pois o /a AS deve evitar práticas conservadoras e tradicional adivinda de sua herança profissional.
C- A política de assistência social representa a profissão de serviço social, pois possuem os mesmos fundamentos constitutivos.
Errado Assistência Social é uma política pública. Assistente Social é uma profissão regulamentada pela lei 8.662. Logo, não são iguais.
D- O assistente social atua na perspectiva funcionalista, visto que as situações sociais são problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente.
Errado. O movimento de reconceituação permitiu aos profissionais a desvinculação de práticas conservadoras e trouxe um novo arcabouço teórico-metodológico.
E- O assistente social, em conjunto com o psicólogo, realiza atendimento psicoterapêutico às famílias em situação de vulnerabilidade social, pois as questões psíquicas podem agravar as questões sociais.
É vedado ao profissional do Serviço Social a prática psicoterapêutica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo