Podemos apontar como erro no texto:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Verbo "ter" recebe acento no plural
"Essa estrutura binária, até então concebida apenas em teoria, pode ajudar a entender como se formam esses monstros galácticos, que tem massas de até 100 mil vezes a do Sol."
O trecho em questão apresenta um defeito de acentuação e de concordância. Os dois temas fundem-se num caso como esse, pois o verbo "ter", no presente do indicativo, assume a forma "têm" (com acento) na terceira pessoa do plural.
Do ponto de vista da concordância, quando o sujeito de um verbo é um pronome relativo, o verbo concorda com o antecedente desse pronome. No caso, temos "...monstros galácticos, que tem...". A concordância deve ser feita com "monstros", termo ao qual se refere o verbo "ter". Faltou, portanto, o acento gráfico da forma "têm", de plural.
É importante lembrar que a reforma ortográfica não alterou essa regra. Os verbos "ter" e "vir" continuam recebendo o acento circunflexo na terceira pessoa do plural (ele tem/ eles têm; ele vem/ eles vêm). O que mudou foi a regra das formas verbais que terminam em "-eem". Estas perdem o acento: "creem", "leem", "deem" e "veem" (do verbo "ver", não do verbo "vir").
Abaixo, o texto corrigido:
"Essa estrutura binária, até então concebida apenas em teoria, pode ajudar a entender como se formam esses monstros galácticos, que têm massas de até 100 mil vezes a do Sol."
NA ASSERTIVA, "MEUS CABELOS" ESTÁ NO PLURAL, LOGO O VERBO TER DEVE RECEBER O ACENTO CIRCUNFLEXO
GABARITO D
BONS ESTUDOS
Faltou um acento nesse "TEM" aí.
Letra D
(...) Meu cabelos têm (...)
Tem = Singular
Têm = Plural
ELE TEM .ELES TÊM.
GABARITO D
Tem: Usado para o singular. ex.: A menina tem muita capacidade de passar em um concurso bom.
Têm: Usado para o plural. ex.: As pessoas que estudam têm muita capacidade de passar em um concurso bom.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo