“Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solici...
“Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.” [Cartilha de segurança para internet do CERT.br].
Mario está recebendo uma quantidade alta do que ele avalia como spam na caixa de entrada da conta de e-mail institucional do GMail que ele possui.
Em relação aos spams e cuidados que Mario deve tomar para evitar o recebimento e propagação deles, considere as seguintes afirmações:
I. Não responda mensagens consideradas como spam.
II. Use a opção de “Para:” ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas.
III. Caso receba na caixa de entrada um e-mail considerado spam, classifique-o como tal.
IV. Forneça o endereço de e-mail institucional em todos os formulários de cadastros a serem preenchidos.
Seguindo recomendações da cartilha de segurança para internet do CERT.br, quais dessas afirmações estão corretas e podem ajudar a solucionar ou minimizar o problema de spams?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Letra A - I e III.
Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as práticas recomendadas para lidar com spam em e-mails, conforme as diretrizes do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). Vamos entender cada afirmação:
I. Não responda mensagens consideradas como spam. Esta é uma prática recomendada porque responder a um e-mail de spam pode confirmar para o remetente que seu endereço de e-mail é válido e está ativo, o que pode levar a mais spam. Além disso, muitos spams têm como objetivo enganar o destinatário para que revele informações pessoais ou clique em links maliciosos. Portanto, essa afirmação é correta.
II. Use a opção de “Para:” ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Essa afirmação é incorreta, pois expõe os endereços de e-mail dos destinatários a todos os outros destinatários, podendo violar a privacidade e segurança dos mesmos. A prática recomendada é usar o campo "Bcc" (cópia oculta) quando se envia e-mails para muitos destinatários, para manter seus endereços de e-mail privados.
III. Caso receba na caixa de entrada um e-mail considerado spam, classifique-o como tal. Ao marcar um e-mail como spam, você informa o seu serviço de e-mail (neste caso, Gmail) para que ele filtre melhor as mensagens e possivelmente bloqueie mensagens semelhantes no futuro. Esta é uma recomendação válida para ajudar a treinar o filtro de spam do seu e-mail e é uma afirmação correta.
IV. Forneça o endereço de e-mail institucional em todos os formulários de cadastros a serem preenchidos. Esta afirmação é incorreta, pois ao fornecer seu endereço de e-mail indiscriminadamente, você aumenta a chance de receber spam. Deve-se ter cautela ao compartilhar informações de contato e somente fornecê-las para fontes confiáveis.
Erros comuns no tema incluem não estar ciente das práticas de segurança de e-mail e como identificar ou lidar com spam. É importante não clicar em links ou baixar anexos de e-mails suspeitos, e utilizar as configurações de privacidade e segurança do seu serviço de e-mail.
Assim, as afirmações corretas e que seguem as recomendações de segurança do CERT.br são as afirmativas I e III, que correspondem à alternativa Letra A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Evite responder mensagens classificadas como spam, pois você continuará a recebê-los na sua caixa.
II - Ao enviar e-mail para várias pessoas, opte por incluí-las no campo CC ou CCo e em Para: somente o destinatário principal.
III - Ao classificar a mensagem como spam, futuras mensagens do mesmo remetente serão automaticamente redirecionadas para o Lixo Eletrônico.
IV - É algo que deve ser evitado, pois seu e-mail será utilizado para o envio de spam.
Gabarito: A
OBS: Ao classificar uma mensagem como Spam faz com que o E-mail "Aprenda" quais são os tipos de mensagens que são Spams e futuramente eles, ao chegar na sua caixa de entrada, automaticamente são classificados como Spams e portanto são direcionados para o Lixo Eletrônico.
Alguns cuidados que você deve tomar para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos são:
- Procure filtrar as mensagens indesejadas, por meio de programas instalados em servidores ou em seu computador e de sistemas integrados a Webmails e leitores de e-mails. É interessante consultar o seu provedor de e-mail, ou o administrador de sua rede, para verificar os recursos existentes e como usá-los;
- Alguns Webmails usam filtros baseados em “tira-teima”, onde é exigido do remetente a confirmação do envio (após confirmá-la, ele é incluído em uma lista de remetentes autorizados e, a partir daí, pode enviar e-mails livremente). Ao usar esses sistemas, procure autorizar previamente os remetentes desejáveis, incluindo fóruns e listas de discussão, pois nem todos confirmam o envio e, assim, você pode deixar de receber mensagens importantes;
- Muitos filtros colocam as mensagens classificadas como spam em quarentena. É importante que você, de tempos em tempos, verifique esta pasta, pois podem acontecer casos de falsos positivos e mensagens legítimas virem a ser classificadas como spam. Caso você, mesmo usando filtros, receba um spam, deve classificá-lo como tal, pois estará ajudando a treinar o filtro;
- Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;
- Fique atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails, por exemplo, sobre promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem marcada como afirmativa. Fique atento a esta questão e desmarque-a, caso não deseje receber este tipo de mensagem;
- Não siga links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail ´e válido);
- Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);
- Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
- Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o seu endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele);
- Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de “Bcc:” ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spammers.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo