Considerando alguns dos aspectos formais da gramática de nos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248169 Português
Considerando alguns dos aspectos formais da gramática de nossa língua, aplicados ao Texto 1, analise as afirmativas a seguir.
1. Em: “A despeito de tabu na vida, a morte sempre foi um prato cheio para a literatura e para as artes em geral.” (3º parágrafo), a locução conjuntiva destacada, de valor concessivo, destaca uma contradição (na vida, a morte é um tabu) e introduz uma oposição (mesmo que a morte seja um tabu, a morte sempre foi um prato cheio (...). 2. No enunciado: “Tolstói se tornou uma espécie de especialista em morte na literatura de tanto descrever pormenorizadamente o trespasse de seus heróis.” (3º parágrafo), há uma relação sintático-semântica de comparação. 3. No enunciado: “ ‘Em quem está com Aids o que mais dói é a morte antecipada que os outros nos conferem’, escreveu.” (9º parágrafo), os termos destacados exercem, respectivamente, as funções de complemento direto e complemento indireto da forma verbal “conferem”. 4. O enunciado: “Fazer o quê, se o infinitivo do verbo viver é também o gerúndio do verbo morrer?” (10º parágrafo) faz uma alusão ao aspecto processual (que se prolonga no tempo) do gerúndio e se justifica com a ideia de que estar vivo é também estar morrendo.
Estão CORRETAS:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

✓ No enunciado: “Tolstói se tornou uma espécie de especialista em morte na literatura de tanto descrever pormenorizadamente o trespasse de seus heróis.” (3º parágrafo), há uma relação sintático-semântica de comparação.

➥ INCORRETO. Não temos uma comparação e sim uma metáfora (=Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos).

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

No item 3, falta o segundo item destacado.

Na questão (é essa mesma questão, mas para assistente social), na letra C, o termo "nos" também está destacado:  ‘Em quem está com Aids o que mais dói é a morte antecipada que os outros nos conferem’

Alguém poderia fazer a análise sintática detalhada da III aqui?

O item 2 está errado. Não é comparação, mas sim causa e consequência. Sabendo disso já mata a questão. pois só sobra a alternativa C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo