Considerando alguns dos aspectos formais da gramática de nos...
1. Em: “A despeito de tabu na vida, a morte sempre foi um prato cheio para a literatura e para as artes em geral.” (3º parágrafo), a locução conjuntiva destacada, de valor concessivo, destaca uma contradição (na vida, a morte é um tabu) e introduz uma oposição (mesmo que a morte seja um tabu, a morte sempre foi um prato cheio (...). 2. No enunciado: “Tolstói se tornou uma espécie de especialista em morte na literatura de tanto descrever pormenorizadamente o trespasse de seus heróis.” (3º parágrafo), há uma relação sintático-semântica de comparação. 3. No enunciado: “ ‘Em quem está com Aids o que mais dói é a morte antecipada que os outros nos conferem’, escreveu.” (9º parágrafo), os termos destacados exercem, respectivamente, as funções de complemento direto e complemento indireto da forma verbal “conferem”. 4. O enunciado: “Fazer o quê, se o infinitivo do verbo viver é também o gerúndio do verbo morrer?” (10º parágrafo) faz uma alusão ao aspecto processual (que se prolonga no tempo) do gerúndio e se justifica com a ideia de que estar vivo é também estar morrendo.
Estão CORRETAS:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (12)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
✓ No enunciado: “Tolstói se tornou uma espécie de especialista em morte na literatura de tanto descrever pormenorizadamente o trespasse de seus heróis.” (3º parágrafo), há uma relação sintático-semântica de comparação.
➥ INCORRETO. Não temos uma comparação e sim uma metáfora (=Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
No item 3, falta o segundo item destacado.
Na questão (é essa mesma questão, mas para assistente social), na letra C, o termo "nos" também está destacado: ‘Em quem está com Aids o que mais dói é a morte antecipada que os outros nos conferem’
Alguém poderia fazer a análise sintática detalhada da III aqui?
O item 2 está errado. Não é comparação, mas sim causa e consequência. Sabendo disso já mata a questão. pois só sobra a alternativa C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo