Julgue o item que se segue. As onomatopeias, como "tic-tac" ...
Julgue o item que se segue.
As onomatopeias, como "tic-tac" ou "zum-zum", são
exemplos de palavras na língua portuguesa que, devido à
sua natureza imitativa, não são consideradas capazes de
formar derivados ou de participar em processos de
composição de palavras mais complexos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A onomatopeia é uma figura de linguagem que consiste na formação de uma palavra por meio da imitação de um som produzido por pessoa, animal, objeto ou fenômeno da natureza. É muito comum o uso de onomatopeias em histórias em quadrinhos.
O enunciado diz que "onomatopeias... não são capazes de formar derivados", sim, pois usando o próprio exemplo da frase, temos: tic-tac > tic-taczinhos.. etc.
A afirmação é falsa.
Embora as onomatopeias sejam palavras que imitam sons e sejam frequentemente associadas a uma natureza mais básica ou infantil, elas possuem a mesma capacidade que qualquer outra palavra da língua portuguesa de participar em processos morfológicos. Isso significa que elas podem:
- Formar derivados: Assim como podemos formar palavras como "felizmente" a partir de "feliz", também podemos criar derivados de onomatopeias. Por exemplo, de "tic-tac" poderíamos ter "tic-tacar" (verbo) ou "tic-taque" (substantivo).
- Participar em processos de composição: As onomatopeias podem ser combinadas com outras palavras para formar compostos. Um exemplo clássico é "bum-bum", que pode ser usado como adjetivo para descrever algo grande ou forte.
A ideia de que as onomatopeias são "menos palavras" ou que não podem evoluir dentro da língua é um equívoco comum. Na verdade, elas são ferramentas expressivas que se integram plenamente ao sistema linguístico, demonstrando a flexibilidade e a capacidade de adaptação da linguagem.
Em resumo:
As onomatopeias, apesar de sua natureza imitativa, são palavras de pleno direito e podem participar de todos os processos formadores de palavras na língua portuguesa. Elas são um exemplo de como a linguagem é um sistema vivo e em constante transformação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo