A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252876 Enfermagem
A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. No seu ART. 1º pode-se identifcar que é livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, desde que observadas disposições desta lei, que em seu Art. 11, trata : O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente, EXCETO:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Planejamento, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

A Lei 7.498/1986, que regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, estabelece as atividades exclusivas dos enfermeiros, conforme descrito no Art. 11. A questão aborda a identificação dessas atividades privativas, solicitando a identificação da atividade que não é exclusiva do enfermeiro.

Justificativa da Alternativa Correta (D): A alternativa D menciona "Planejamento, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde". Esta não está inserida nas atividades privativas do enfermeiro, pois envolve ações interdisciplinares e pode ser desenvolvida por diferentes profissionais de saúde, não sendo restrita somente ao enfermeiro.

Explicação das Alternativas Incorretas:

  • A - Organização e direção dos serviços de enfermagem e suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras de serviço: Esta é uma atividade privativa do enfermeiro, pois demanda liderança e gestão específica da área de enfermagem, conforme descrito na lei.
  • B - Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas: Esta é uma função que requer alta expertise e é privativa ao enfermeiro devido à complexidade e à necessidade de decisões rápidas e embasadas cientificamente.
  • C - Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde pública ou privada: A direção de órgãos de enfermagem é uma atribuição importante que é exclusivamente do enfermeiro, uma vez que exige conhecimento profundo da área para coordenar e liderar efetivamente.

Compreender a divisão e a especificidade das funções dos profissionais de enfermagem é essencial para o exercício seguro e eficiente da profissão, além de garantir o respeito às normas legais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 11. c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem;
Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986
Art 11
II- como integrante da equipe de saúde:
b - participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

Eu marcaria n.d.a!!!!! Letra "D" , está na letra c do Art. 11 da Lei 7498/86 por que seria então ela a exceção???

Colega Vivian a letra c do art 11 é:
c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem  que cabe ao enfermeiro como atividade privativa.

a letra d da questão não faz parte nem das atividades do enfermeiro como integrante da equipe de saúde porque a alternativa diz: d) planejamento, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde. A lei 7498 de 86 diz no seu art 11  que cabe ao enfermeiro como integrante da equipe de saúde II-b participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

ATIVIDADES PRIVATIVA DO ENFERMEIRO de acordo com a lei 7.498, de 25 de junho de 1986 que dispõe sobre a regulamenação do exercício da enfermagem.
a) direção de órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e unidade de enfermagem;
b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadora desses serviços;
c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
d) a g) vetadas;
h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
i) consulta de enfermagem;
j) prescrição da assistência de enfermagem;
l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de  base cientifica  e capacidades de tomar decisões imediatas;

 

Faltou a palavra participaçao, o enfermeiro nao faz sozinho os planos assistenciais de saude...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo