Um ator, L.R., é conhecido por ser usuário frequente de dro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044007 Farmácia
Um ator, L.R., é conhecido por ser usuário frequente de drogas estimulantes, o que impactou negativamente sua saúde mental. Seu estado mental piorou com os anos, sendo necessária sua internação em uma clínica de reabilitação. Após a internação na clínica para desintoxicação, foi realizado o diagnóstico de esquizofrenia nesse paciente. Toda a sua medicação foi descontinuada, com exceção da metformina, já que esse paciente possui diabetes mellitus do tipo 2. Enquanto era realizado o atendimento, o ator afirmava que gostaria de voltar a atuar na televisão, especialmente em novelas, e para isso gostaria de manter-se magro, afirmando que cada quilo ganho pareceria muito mais na TV. Observou-se que o paciente era obsessivo por sua forma física.
Observando o caso apresentado, assinale quais medicamentos seriam recomendados para o tratamento desse paciente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que lida com o tratamento farmacológico de um paciente com esquizofrenia que também possui diabetes mellitus tipo 2.

Alternativa correta: B - Clorpromazina e pimozida.

A esquizofrenia é um transtorno mental que requer o uso de antipsicóticos para controlar os sintomas. Importante notar que o paciente também tem diabetes tipo 2, o que influencia a escolha do medicamento devido aos efeitos colaterais metabólicos que alguns antipsicóticos podem causar, como ganho de peso e resistência à insulina.

Agora, vamos justificar a escolha da alternativa correta e explicar por que as outras estão incorretas:

Justificativa para a alternativa B:
A clorpromazina é um antipsicótico típico, eficaz no tratamento da esquizofrenia, ajudando a controlar os sintomas psicóticos. A pimozida é outro antipsicótico que pode ser usado para tratar condições psicóticas e transtornos de tique, como a síndrome de Tourette. Embora o uso combinado de antipsicóticos não seja comum, a escolha desses medicamentos pode ser justificada pela necessidade de controlar sintomas resistentes ou específicos no paciente.

Análise das alternativas incorretas:

A - Olanzapina e escopolamina: A olanzapina é um antipsicótico atípico conhecido por causar ganho de peso significativo e aumentar o risco de problemas metabólicos, o que não é ideal para um paciente com diabetes tipo 2. A escopolamina não é usada para tratar esquizofrenia, sendo mais utilizada como agente antimuscarínico para náuseas e cólicas.

C - Desipramina e olanzapina: A desipramina é um antidepressivo tricíclico, não indicado para tratar esquizofrenia, e a olanzapina, como mencionado, tem efeitos colaterais indesejados para pacientes com diabetes.

D - Fluoxetina e clotiapina: A fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) usado para depressão e transtornos de ansiedade, não sendo o principal tratamento para esquizofrenia. A clotiapina, embora seja um antipsicótico, não é a escolha principal devido ao perfil de efeitos colaterais.

E - Pirimetamina e sulpirida: A pirimetamina é um antiparasitário, não um antipsicótico. A sulpirida é um antipsicótico utilizado em algumas condições, mas a combinação aqui não é apropriada para o quadro clínico apresentado.

Entender as características dos medicamentos e suas interações com condições preexistentes é essencial para escolher o tratamento correto. Isso é fundamental em farmacologia aplicada a contextos clínicos, como os apresentados em concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Que questão tosca! Gostaria muito de saber a justificativa para indicação. A psiquiatria é a área da medicina com mais conflito de interesse financeiro, inclusive impactando na própria formulação e categorização dos transtornos psiquiátricos no DSM.

Não achei resposta correta, Corrijam-me se eu estiver errada!

aumento de ganho de peso - CLORPROMAZINA, PIMOZIDA, OLANZAPINA, QUETIAPINA, SULPIRIDA

perda de peso - FLUOXETINA

interage com a Metformina - PIMOZIDA

Não são usados para Esquizofrenia:

ESCOPOLAMINA - Antiespasmódicos e anticolinérgicos gastrintestinais

PIRIMETAMINA - Antiparasitário

Questão ao meu ver problemática. A resposta correta traz um antipsicótico de 1º geração e um de 2º. Como sabemos os antipsicóticos de 1º possuem elevada atividade antagonista nos receptores histamínicos H1, o que leva a uma sedação e ganho de peso. Do mesmo modo, os de 2º possuem, também, um antagonismo, até mais acentuado, nos receptores H1, sendo mais eficazes em relação aos efeitos extrapiramidais quando comparados aos de 1º geração. Se o cerne da questão era deixá-lo mais magro, não há de ser a alternativa B, porém, é a única que apresenta dois antipsicóticos.

GABARITO B

BONS ESTUDOS

ATÉ PASSAR

Errei a questão mas acho que entendi a linha de raciocínio dela. A questão queria que assinalássemos apenas fármacos da classe dos antipsicóticos, em nenhum momento ela falou sobre a associação, apenas para assinalar quais seriam recomendados. A única alternativa que contém apenas fármacos antipsicóticos é a B.

Gostaria do comentário do professor!

questão sem sem nexo,

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo