A respeito de transtornos psicóticos e esquizofrenia, julgue...
A síndrome de Cotard é caracterizada por um quadro delirante, no qual o indivíduo acredita na existência de um impostor, um duplo, se passando por ele.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sd. de Capgras.
Síndrome de Cotard, também chamada de delírio de Cotard, síndrome do cadáver ambulante, delírio niilista ou delírio de negação, é uma rara doença mental em que a pessoa afetada detém a crença delirante de que ela já está morta, não existe, está em putrefação ou que perdeu seu sangue ou órgãos internos.
A assertiva traz as características da chamada Síndrome de Capgras, mais especificamente, a reversa, pois, diferentemente da Capgras, na qual o sujeito sofre de uma crença ilusória de que um conhecido, normalmente um cônjuge ou outro membro familiar próximo, foi substituído por um impostor idêntico, na Capgras reversa o sujeito acredita ser, ele próprio, um impostor ou de ter alguém se passando por ele.
A Síndrome de Cotard, por outro lado, é conhecida como síndrome do cadáver ambulante na qual a pessoa afetada detém a crença delirante de que ela já está morta, não existe, está em putrefação ou que perdeu seu sangue ou órgãos internos.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: Errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo