Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procurou atend...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044011 Farmácia
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procurou atendimento queixando-se de dor ao urinar. Ao realizar a coleta de urina e exame de cultura, observou-se que a paciente sofria de infecção urinária. O médico prescreveu como tratamento o antibiótico Norfloxacino (400 mg de 12/12 horas, por 7 dias). A paciente iniciou o tratamento e, no segundo dia após iniciar a ingestão do medicamento, passou a sentir desconforto estomacal e, por esse fato, recorreu a uma farmácia de seu bairro relatando o caso. O farmacêutico indicou o uso de um antiácido à base de hidróxido de alumínio, para ser utilizado em seguida ao consumo do norfloxacino.
Em relação a essa situação, a conduta do farmacêutico está:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

O foco da questão é a interação medicamentosa entre antibióticos do grupo das quinolonas, especificamente o norfloxacino, e antiácidos, como o hidróxido de alumínio. É crucial entender como a administração concomitante desses medicamentos pode afetar a absorção e eficácia do antibiótico.

Alternativa Correta: B

A alternativa B é a correta. Isso porque os antiácidos, especialmente aqueles contendo alumínio, magnésio ou cálcio, podem prejudicar a absorção das quinolonas. Eles formam complexos insolúveis com o grupo carbonila das quinolonas, o que diminui a quantidade de fármaco disponível para ser absorvido pelo corpo. Essa interação pode comprometer a eficácia do tratamento da infecção urinária.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - Equivocada, pois a orientação é que as quinolonas devem ser tomadas em horários diferentes dos antiácidos, não apenas próximos às refeições. A ingestão junto com antiácidos é desaconselhada por impactar na absorção do medicamento.

C - Equivocada, porque ao contrário do que é dito, os antiácidos não aumentam a absorção das quinolonas. Eles realmente diminuem a absorção, como explicado anteriormente, afetando a eficácia do fármaco.

D - Equivocada, pois a resistência às quinolonas não está diretamente ligada ao consumo de oligoelementos como cálcio, magnésio, ferro e zinco. O problema é a formação de complexos que impedem a absorção adequada do antibiótico.

E - Equivocada, já que a ionização do anel piperazínico das quinolonas pelos antiácidos e a consequente melhora na absorção do fármaco não ocorre. Na verdade, a absorção do medicamento é reduzida devido à formação de complexos insolúveis.

Conclusão: É fundamental que os antiácidos sejam administrados em um intervalo de pelo menos 2 horas antes ou depois da ingestão de quinolonas para evitar interações que comprometam o tratamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todas as quinolonas formam complexos com cátions bi e trivalentes. Dessa forma, quando são administrados simultaneamente com esses cátions, formam quelatos e e sua biodisponibilidade é reduzida. Por isso, é recomendado que haja um intervalo de 2 a 4 h entre a administração oral das quinolonas com esses cátios, pois a administração concomitante com alimentos pode atrasar sua absorção.

Por isso a letra B é a melhor resposta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo