A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um evento importa...
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um evento importante na história brasileira, particularmente para São Paulo e para o próprio desenvolvimento político do país. Qual foi uma das principais consequências da Revolução Constitucionalista de 1932?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - A nomeação de um novo interventor nascido em São Paulo e a posterior promulgação de uma nova Constituição em 1934.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido no estado de São Paulo em resposta ao governo provisório de Getúlio Vargas. Os paulistas estavam descontentes com a falta de uma constituição e de eleições livres após a Revolução de 1930, que havia deposto o presidente Washington Luís e colocado Vargas no poder.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B está correta porque uma das principais consequências da Revolução Constitucionalista foi a nomeação de um interventor paulista, Armando de Sales Oliveira. Além disso, essa revolução pressionou o governo federal a acelerar o processo de criação de uma nova Constituição, que foi promulgada em 1934. Essa nova carta constitucional trouxe importantes mudanças para o cenário político e social do Brasil.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: A consolidação do poder oligárquico em São Paulo não aconteceu como consequência da Revolução de 1932. Pelo contrário, o movimento foi uma reação contra o governo central e o fim do domínio das oligarquias tradicionais, sendo mais um esforço para retornar ao federalismo e garantir maior autonomia estadual.
Alternativa C: A descentralização administrativa do país não foi uma consequência direta da Revolução Constitucionalista. Na verdade, a nova Constituição de 1934 trouxe algumas reformas, mas o poder centralizado de Vargas permaneceu forte até o fim do Estado Novo em 1945.
Alternativa D: O enfraquecimento do movimento sindical não foi uma consequência direta da Revolução Constitucionalista. O movimento sindical brasileiro teve várias fases, e no período de Vargas, houve tanto repressão quanto apoio estratégico a sindicatos, dependendo do contexto político.
Alternativa E: A abertura de um processo de redemocratização em todo o Brasil e a promulgação da Constituição Cidadã, referindo-se à Constituição de 1988, ocorreu muito tempo depois e não foi uma consequência direta da Revolução Constitucionalista de 1932. Essa redemocratização foi resultado do fim do regime militar, que durou de 1964 a 1985.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MAMÃO, FILHO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo