Para acessar as informações disponíveis na Internet, é indis...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é a letra D, indicando que um navegador (browser) é necessário para acessar informações disponíveis na Internet. Contudo, é importante esclarecer que, tecnicamente, o uso de um navegador não é estritamente indispensável para todas as operações na Internet.
Por exemplo, se você já possui o link direto para um arquivo, pode utilizar um comando como wget para baixá-lo diretamente, sem a necessidade de um navegador. Além disso, existem outras formas de obter informações da Internet, como através de clientes de e-mail ou até mesmo copiando informações de um quadro físico.
Os navegadores são frequentemente utilizados e são uma ferramenta muito importante para a maioria dos usuários, mas é importante reconhecer que existem outras ferramentas e métodos para acessar conteúdos na web. As bancas de concurso podem, às vezes, simplificar demais ou até mesmo errar ao considerar um navegador como o único meio de acesso à Internet.
Entretanto, para fins de responder a questão em um contexto de concurso público, a resposta correta é, de fato, a letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que é Browser:
Browser significa navegador, em português, e é um programa de computador que possibilita as pessoas a navegarem na internet. O browser possui diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP, e sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o usuário.
Mas essa questão, a meu ver, é tão inocente, tão inocente, que chega estar errada! A gente não precisa de um browser pra acessar informações disponíveis na Internet. O browser não é indispensavel. Nem o browser nem nada do que está escrito nas demais alternativas.
Digamos que se queira, por exemplo, baixar a prova mais recente do TRE da Bahia. Ok, podemos usar um browser pra procurar na Internet e fazer e download. Mas podemos também, se já tivermos o link, baixar usando outro programa qualquer, sem que seja necessário utilizar o browser. Por exemplo:
wget
E como é que obtivemos o link? Sei lá, recebemos por e-mail através do Outlook ou Thunderbird; ou copiamos no quadro da escola, os navegadores não são nossas únicas fontes, embora sejam sem dúvida a mais usada.
Tem umas coisas que eu acho meio chatas... As bancas adoram fazer truques, pegadinhas, botar armadilhas pra ferrar com o candidato, mas às vezes escrevem umas bobagens que afffffsss...
(mas de repente eu estou errado)
![](http://cdn.skyje.com/wp-content/uploads/2010/12/browsers.png)
Bons estudos!
Cara, se você estiver falando das janelas do windows explorer, ele não lê as páginas da internet, o fato de você digitar uma URL na barra de endereço apenas faz com que seu browser configurado como padrão seja aberto, então de qualquer maneira é indispensável o uso de um browser para acessar as páginas da internet. Até porque o windows explorer não "sabe ler" a linguagem html.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo