Com relação ao PMBOK 5, julgue o item subsequente. Uma estim...
Uma estimativa de ordem de magnitude é realizada durante o grupo de processos de planejamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa correta é: E - Errado
Para entender melhor o motivo, vamos explorar o contexto fornecido pela questão e os conceitos fundamentais do PMBOK 5ª edição.
No PMBOK, as estimativas de custos são classificadas em diferentes tipos, dependendo da fase do projeto e do nível de detalhe necessário. Dentre essas estimativas, a Estimativa de Ordem de Magnitude (EOM) é um tipo de estimativa utilizada para dar uma noção inicial dos custos do projeto. Ela é geralmente utilizada nas fases iniciais do projeto, quando poucas informações detalhadas estão disponíveis.
A questão menciona que a "Estimativa de Ordem de Magnitude é realizada durante o grupo de processos de planejamento". Contudo, essa afirmação é errada porque a EOM é normalmente realizada durante o grupo de processos de Iniciação, não durante o planejamento. No processo de iniciação, as informações detalhadas sobre o projeto ainda não estão plenamente disponíveis, o que justifica o uso de uma estimativa menos precisa como a EOM.
Vamos detalhar cada aspecto:
Grupo de Processos de Iniciação: Nesse grupo, é comum usar a Estimativa de Ordem de Magnitude, pois estamos começando o projeto e ainda há muitas incertezas. A precisão dessa estimativa varia bastante, podendo ser de -25% a +75%, dependendo da natureza do projeto e das informações disponíveis.
Grupo de Processos de Planejamento: Durante o planejamento, as informações sobre o projeto são mais detalhadas e completas. Nesse estágio, utilizamos estimativas mais precisas, como a Estimativa de Custo Detalhada. A precisão dessas estimativas é bem maior, normalmente de -5% a +10%.
Portanto, a afirmativa está errada porque ela coloca a Estimativa de Ordem de Magnitude no grupo de processos de planejamento, quando na realidade, é uma prática do grupo de processos de iniciação.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor as diferenças entre os tipos de estimativas e a importância de cada grupo de processos no PMBOK. Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma estimativa de ordem de magnitude é realizada durante o grupo de processos de PLANEJAMENTO.
O correto seria:
Uma estimativa de ordem de magnitude é realizada durante o grupo de processos de INICIAÇÃO.
Dependendo do momento em que se encontra o projeto, as estimativas têm maior ou menor precisão (consequência da elaboração progressiva). O exame prevê a existência de 3 tipos de estimativa.
São as seguintes, em ordem crescente, por nível de precisão:
Estimativa de ordem de magnitude: normalmente feita na iniciação. Mais ou menos 50% do real.
Estimativa orçamentária: normalmente feita no planejamento. Vai de menos 10% a mais 25% do real.
Estimativa definitiva: mais ou menos 10% do real. Definida quando o projeto avança e a estimativa pode ser refinada.
Weslei Gomes, esses números são tirados do PMBoK? Falo isso porque geralmente o PMBoK não se refere a valores específicos.
Prezados vejam o que é preconizado na bíblia PMBOK (PAG 49, CAPÍTULO 3):
• Grupo de processos de iniciação.Os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
• Grupo de processos de planejamento.Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
Entendo que "ordem de magnitude" refere-se ao tamanho do projeto, logo relacionado ao escopo!! A autorização para iniciar o projeto, a meu ver, não estabelece qualquer parâmetro para a estimativa da magnitude. As entradas para o processo de planejamento do gerenciamento de escopo não indicam nenhum tipo de grandeza efetivamente mensurável. Poderia se dizer que na iniciação tem-se um idéia (vaga por sinal) da magnitude do projeto, mas bem distante da precisão melhorada quando se baseia na EAP e outros dados. Enfim, concurso público é assim. Infelizmente não se pode garantir que esta mesma questão não venha a ser considerada correta em outro concurso e nem mesmo podemos fazer um recurso alegando que em concurso anterior a questão foi considerada errada. Tenso!!!!
1 Entradas
.1 Plano de gerenciamento do projeto
.2 Termo de abertura do projeto
.3 Fatores ambientais da empresa
.4 Ativos de processos organizacionais
.2 Ferramentas e técnicas
.1Opinião especializada
.2 Reuniões
.3 Saídas
.1 Plano de gerenciamento do escopo
.2 Plano de gerenciamento dos requisitos
PMBOK 5a. edição.
5.6.2 Controlar o Escopo: Ferramentas e técnicas
5.6.2.1 Análise de variação
A análise de variação é uma técnica para determinar a causa e o grau de diferença entre a
linha de base e o desempenho real. Medições do desempenho do projeto são usadas para avaliar a
magnitude de variação a partir da linha de base do escopo. Aspectos importantes do controle do
escopo do projeto incluem a determinação da causa e grau de variação relativa à linha de base do
escopo (Seção 5.4.3.1) e a decisão sobre se ações corretivas ou preventivas são necessárias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo