As secas prolongadas e as chuvas torrenciais castigam uma b...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) As temperaturas médias aferidas em estações meteorológicas por todo o mundo não estão diminuindo.
B) São um fenômeno natural de partes do mundo onde ocorrem grande temporada de chuvas.
C) Não é sequer um fenômeno climático.
D) As chamadas mudanças climáticas são um quadro geral de comparação de entre os fenômenos climáticos atuais com os do passado que comprovam a existência de um aumento geral da intensidade de eventos climáticos extremos conforme descrito no texto.
E) Não se trata de fenômeno climático, embora a esmagadora maioria da comunidade científica internacional aponte os gases provenientes da queima de petróleo como uma das causas do atual processo de mudanças climáticas.
GABARITO DO PROFESSOR: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“Tudo está relacionado”: enchentes, incêndios, ondas de calor, recordes de temperatura e o aumento de eventos extremos. Assim reflete a professora Ana Maria Heuminski de Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Para a pesquisadora, este verão é didático ao demonstrar a necessidade de atentar para a possibilidade de que eventos intensos, como as fortes chuvas e enchentes que vêm ocorrendo no estado de São Paulo, se tornem cada vez mais frequentes e, assim, venham a fazer parte de uma nova normalidade climática.
“As mudanças climáticas são nada mais do que esses eventos que temos acompanhado se tornando mais frequentes e dentro de uma condição de normalidade. Temos percebido que nos últimos anos, sobretudo depois dos anos 2000, há uma frequência maior destes eventos intensos, que são aqueles que se distanciam da média daquilo que é a nossa referência”, observa Ana. Há um aquecimento da atmosfera e, com isso, um maior potencial para retenção de umidade, o que faz com que as nuvens se tornem mais intensas e a precipitação seja mais forte. “É como uma esponja com o potencial de reter água e quando essa água cai, cai de uma vez. Aí temos as chuvas mais intensas e estiagens mais prolongadas”, aponta.
FONTE:
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2020/02/27/estreita-relacao-entre-mudancas-climaticas-e-o-aumento-de-eventos-extremos
Fortes tempestades e desmoronamentos de terra castigaram com violência estes últimos dias várias regiões da Europa e Ásia, deixando um rastro de dezenas de mortos e impressionantes prejuízos materiais, enquanto que, ao mesmo tempo, a Índia e a China sofrem há várias semanas graves problemas com a estiagem.
Na Europa oriental, as chuvas mais torrenciais foram registradas na região russa do Mar Negro, onde pelo menos 58 pessoas foram arrastadas pelas enxurradas, provocadas também pelo transbordamento e rompimento de diques e barragens.
Esse desastre climático na Rússia acontece em seguida às terríveis inundações que deixaram um saldo de 114 mortos e destruiram cerca de 13 mil casas em junho passado, no norte do Cáucaso.
Na Europa ocidental, os países mais afetados foram Grã-Bretanha, Áustria e Alemanha, com destruição de rodovias e casas.
fonte: www.folhadelondrina.com.br
D
mudanças climáticas.
As mudanças climáticas são alterações no clima global que ocorrem por causas naturais ou humanas. Elas podem ter efeitos negativos sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade. .
Bem vindo a ebulição global !!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo