Avalie as abordagens de ensino listadas a seguir. I. Constr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045026 Educação Física
Avalie as abordagens de ensino listadas a seguir.
I. Construtivista-interacionista II. Libertadora III. Escolanovista IV. Desenvolvimentista V. Saúde renovada
Segundo Darido e Rangel (2005), as abordagens de ensino que norteiam a Educação Física escolar são
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender o tema abordado.

A alternativa correta é: D - I, IV e V, apenas.

A questão trata das abordagens de ensino que norteiam a Educação Física escolar segundo Darido e Rangel (2005). Para responder corretamente, é necessário conhecer essas abordagens.

Análise da Alternativa Correta (D)

As abordagens mencionadas na alternativa correta são:

I. Construtivista-interacionista - Esta abordagem enfoca a construção do conhecimento através da interação do aluno com o ambiente e com os outros. É importante na Educação Física escolar porque promove a aprendizagem ativa e participativa.

IV. Desenvolvimentista - Focada no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, essa abordagem considera as etapas de desenvolvimento da criança e ajusta as atividades físicas de acordo com essas fases.

V. Saúde renovada - Prioriza a promoção da saúde e o bem-estar dos alunos, incentivando hábitos saudáveis e a prática regular de atividades físicas.

Análise das Alternativas Incorretas

Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - I, II e IV, apenas.

II. Libertadora - Esta abordagem não é diretamente vinculada à Educação Física escolar segundo Darido e Rangel. Ela está mais associada ao contexto geral da educação e ao pensamento de Paulo Freire, focando na emancipação do aluno através da educação crítica.

Alternativa B - I, II e III, apenas.

III. Escolanovista - Embora tenha influências na educação em geral, essa abordagem não é especificamente destacada por Darido e Rangel para a Educação Física escolar. Ela enfatiza a aprendizagem através da experiência e da atividade, mas não é uma das principais abordagens mencionadas pelos autores.

Alternativa C - I, III e IV, apenas.

Novamente, a Escolanovista não é uma das abordagens principais segundo Darido e Rangel, como já explicado acima.

Alternativa E - I, III e V, apenas.

Essa alternativa mistura a Escolanovista (que não é uma das abordagens principais segundo Darido e Rangel) com a Saúde renovada. Como a Escolanovista não é considerada, a alternativa está incorreta.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e as abordagens de ensino na Educação Física escolar. Se precisar de mais ajuda, estarei à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Abordagem da Psicomotricidade

   O envolvimento da Educação Física baseado na Abordagem da Psicomotricidade é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir uma formação integral da criança.

Abordagem Construtivista-Interacionista

  tendo como principais características o jogo simbólico e de regras, e as brincadeiras populares que procuram utilizar-se de inúmeros materiais alternativos (bola de meia, bastões, garrafas plásticas, lata, corda, entre outros), permitindo assim um maior número e diferenciadas vivências a relação aluno/objeto.

Abordagem Desenvolvimentista

    Suas principais características são associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, propondo uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos .

Abordagem Sistêmica

   Essa concepção é uma das mais recentes, elaborada por Mauro Betti, através do livro “Educação Física e Sociedade” (publicado em 1991) com as primeiras considerações sobre a Educação Física dentro desta abordagem. Os conteúdos não diferem das demais abordagens (jogo, esporte, dança e ginástica), mas os termos diferem da abordagem crítica como, por exemplo, vivências do esporte. O autor enfatiza a importância da experimentação dos movimentos em situação prática, conhecimento cognitivo e experiência afetiva.

Abordagem Crítico-Superadora

   A cultura corporal vem expressar-se em temas ou formas de atividades como: jogos, esporte, ginástica, dança e/ou outras. Esses temas tratados na escola devem expressar um significado/sentido correlacionando-se, dialeticamente, à intencionalidade/objetivos do homem e às intenções/objetivos da sociedade.

Abordagem Crítico-Emancipatória

   Baseado em uma concepção crítica, o ensino escolar necessita buscar possibilidades de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, contribuindo para uma reflexão crítica e emancipatória das crianças e jovens.

Abordagem Cultural

  . Leva em consideração o repertório de técnicas corporais trazidas pelos alunos à escola, “uma vez que toda técnica corporal é uma técnica cultural”.

Abordagem dos Jogos Cooperativos

   Esta nova perspectiva para a Educação Física valoriza a cooperação em detrimento da competição, já que a cooperação e a competição como idéias centrais apóia-se na estrutura social como fator determinante se os membros de determinadas sociedades irão competir ou cooperar entre si.

Abordagem da Saúde Renovada

  Desde então, muitos pesquisadores dirigiram seus estudos na busca de alternativas para melhorar o desempenho e, em decorrência do aumento do número das academias de ginástica e a procura pela prática da atividade física, houve uma atenção especial aos aspectos relacionados à saúde e à qualidade de vida

X

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo