Em relação ao medicamento espironolactona, analise as assert...
I. A espironolactona de 25 mg e 100 mg está presente na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e faz parte do componente básico da Assistência Farmacêutica.
II. A espironolactona é um antagonista da aldosterona e atua como diurético e como anti-hipertensivo.
III. A dosagem de 25 mg a 100 mg por dia é útil no tratamento da hipopotassemia e/ou hipomagnesemia induzida por diuréticos.
IV. A espironolactona causa aumento das quantidades de sódio e água a serem excretados, enquanto o potássio é retido.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a espironolactona, que é um medicamento amplamente utilizado na prática clínica.
Alternativa correta: A - Todas as assertivas estão corretas
Para compreender essa questão, é importante ter conhecimento sobre as características farmacológicas da espironolactona e sua aplicação na terapêutica. Vamos analisar cada assertiva:
Assertiva I: A espironolactona de 25 mg e 100 mg está presente na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e faz parte do componente básico da Assistência Farmacêutica.
Essa assertiva está correta porque a espironolactona é de fato incluída na RENAME, que lista os medicamentos essenciais utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, indicando sua relevância e disponibilidade como parte dos cuidados básicos de saúde.
Assertiva II: A espironolactona é um antagonista da aldosterona e atua como diurético e como anti-hipertensivo.
Essa assertiva também está correta. A espironolactona é conhecida por ser um antagonista competitivo da aldosterona, um hormônio que promove a retenção de sódio e água nos rins. Ao bloquear esse efeito, a espironolactona age como um diurético poupador de potássio e contribui para a redução da pressão arterial.
Assertiva III: A dosagem de 25 mg a 100 mg por dia é útil no tratamento da hipopotassemia e/ou hipomagnesemia induzida por diuréticos.
Essa assertiva está correta pois a espironolactona pode ser utilizada para prevenir ou tratar a hipopotassemia (baixa concentração de potássio no sangue) e hipomagnesemia (baixa concentração de magnésio) que podem ser causadas por outros diuréticos que não poupam potássio.
Assertiva IV: A espironolactona causa aumento das quantidades de sódio e água a serem excretados, enquanto o potássio é retido.
Mais uma vez, essa assertiva está correta. A espironolactona aumenta a excreção de sódio e água, mas, ao contrário de outros diuréticos, ela ajuda a reter potássio, sendo útil na prevenção da hipopotassemia.
Portanto, com base na análise de cada assertiva, a resposta correta é a alternativa A, onde todas as assertivas estão corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo