Analise as afirmativas a seguir: I. No Brasil, a atenção à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2368531 Enfermagem
Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, a atenção à saúde da criança tem se apresentado entre as áreas prioritárias no contexto das políticas públicas há várias décadas, passando por um extenso processo de evolução (e aprimoramento, que culminou no Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), em vigência na atualidade
II. Tal processo esteve intimamente relacionado com a qualificação da atenção e cuidado exercidos em todas as dimensões, do individual ao coletivo, da atenção primária à especializada, com a atuação de diversos atores, entre os quais se destaca o Enfermeiro.
III. As políticas de atenção à saúde da criança resultaram em muitos avanços, com impactos positivos nos indicadores de saúde como aumento da mortalidade infantil, diminuição da cobertura vacinal, diminuição do acesso aos serviços de saúde, piora nos índices de aleitamento materno e aumento da desnutrição.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão, é importante entender o tema central que é a evolução das políticas públicas de saúde voltadas para a criança no Brasil, com enfoque no Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Esse tema envolve conhecimentos sobre políticas de saúde, indicadores de saúde infantil e o papel dos profissionais, como os enfermeiros, nesse contexto.

A alternativa correta é a letra D: Apenas duas afirmativas estão corretas.

Justificativa:

Afirmativa I está correta. A atenção à saúde da criança no Brasil tem sido prioridade por várias décadas, com o desenvolvimento de políticas como o PNAISC, que busca melhorar a saúde infantil através de ações integradas e contínuas.

Afirmativa II também está correta. O processo de evolução das políticas de saúde infantil no Brasil envolveu a qualificação da atenção em todas as dimensões (individual e coletiva, primária e especializada) e destacou o papel fundamental do enfermeiro nesse processo.

Afirmativa III está incorreta. A descrição dos impactos mencionados - como aumento da mortalidade infantil e diminuição da cobertura vacinal - não são resultados desejáveis das políticas de atenção à saúde da criança. Na verdade, as políticas visam justamente o oposto: reduzir a mortalidade infantil, aumentar a cobertura vacinal, melhorar o aleitamento materno e reduzir a desnutrição.

Portanto, as afirmativas I e II são corretas, enquanto a III apresenta informações que não correspondem aos objetivos e aos resultados alcançados pelas políticas de saúde infantil. Isso justifica a escolha da alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D – Apenas duas afirmativas estão corretas. Explicação: A afirmativa I está correta ao indicar que a atenção à saúde da criança é uma área prioritária nas políticas públicas no Brasil há várias décadas, passando por um processo de evolução que resultou no Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Esta afirmação destaca a importância histórica e a continuidade dos esforços em prol da saúde infantil no país. A afirmativa II também está correta ao apontar que a qualificação da atenção e do cuidado à saúde da criança se dá em todas as dimensões e níveis de atendimento, envolvendo diversos profissionais, incluindo o enfermeiro. Esta afirmação ressalta a abordagem multidisciplinar e a atuação em diferentes âmbitos da saúde para o cuidado integral da criança. Contudo, a afirmativa III está incorreta porque menciona consequências negativas como resultado das políticas de atenção à saúde da criança, o que contradiz o objetivo e os resultados históricos dessas políticas. Na realidade, as políticas públicas voltadas para a saúde infantil no Brasil têm contribuído para melhorias nos indicadores de saúde, como a redução da mortalidade infantil, aumento da cobertura vacinal, ampliação do acesso aos serviços de saúde, melhoria nos índices de aleitamento materno e redução da desnutrição. Portanto, a alternativa correta é a que afirma que apenas duas das afirmativas (I e II) estão corretas, porque a terceira contém informações que contrariam o conhecimento estabelecido e os resultados esperados das políticas de saúde infantil no Brasil.

incluir o enfermeiro né diferente de destacar? achava que era só 1 certa por isso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo