“Metade da laranja” é um dito popular. Das alternativas abai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q203484 Português

       O AMOR COMO MEIO, NÃO COMO FIM

       Há algo errado na forma como temos vivido nossas relações amorosas. Isso é fácil de ser constatado, pois temos sofrido muito por amor. Se o que anda bem tem que nos fazer felizes, o sofrimento só pode significar que estamos numa rota equivocada.

       Vamos nos deter em apenas uma das idéias que governam nossa visão do amor. Imaginamos sempre que um bom vínculo afetivo significa o fim de todos os nossos problemas. Nosso ideal romântico é assim: duas pessoas se encontram uma com a outra, compõem um forte elo, de grande dependência, sentem-se preenchidas e completas e sonham em largar tudo o que fazem para se refugiar em algum oásis e viver inteiramente uma para a outra, usufruindo o aconchego de ter achado sua “metade da laranja”. Nada parece lhes faltar. Tudo o que antes valorizavam – dinheiro, aparência física, trabalho, posição social, etc. – parece não ter a menor importância. Tudo o que não diz respeito ao amor se transforma em banalidade, algo supérfluo que agora pode ser descartado sem o menor problema.

       Sabemos que quem quis levar essas fantasias para a vida prática se deu mal. Com o passar do tempo, percebe-se que uma vida reclusa, sem novos estímulos, somente voltada para a relação amorosa, muito depressa se torna tediosa e desinteressante. Podemos sonhar com o paraíso perdido ou com a volta ao útero, mas não podemos fugir ao fato de que estamos habituados a viver com certos riscos, certos desafios. Sabemos que eles nos deixam alertas e intrigados; que nos fazem muito bem.

       Os doentes acham que a saúde é tudo. Os pobres imaginam que o dinheiro lhes traria toda a felicidade sonhada. Os carentes – isto é, todos nós – acham que o amor é a mágica que dá significado à vida. O que nos falta aparece sempre idealizado, como o elixir da longa vida e da eterna felicidade.

       Se é verdade, então, que o amor nos enche de alegria e coragem – e isso ninguém contesta – por que não direcionar essa nova energia para ativar ainda mais os projetos nos quais estamos empenhados? Quando amamos e nos sentimos amados por alguém que admiramos e valorizamos, nossa auto-estima cresce, nos sentimos dignos e fortes. Tornamo-nos ousados e capazes de tentar coisas novas, tanto em relação ao mundo exterior como na compreensão da nossa subjetividade. Em vez de ser um fim em si mesmo, o amor deveria funcionar como um meio para o aprimoramento individual, nos curando das frustrações do passado e nos impulsionando para o futuro. Casais que conseguem vivê-lo dessa maneira crescem e evoluem, e sob essa condição seu amor se renova e se revitaliza.

(GIKOVATE, Flávio. Cláudia. São Paulo: Abril, agosto 1989. Condensado)


Metade da laranja” é um dito popular. Das alternativas abaixo, o dito popular que tem o mesmo valor de sentido da expressão sublinhada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da Questão: Interpretação de Texto e Semântica

Interpretação do Enunciado: A questão solicita que identifiquemos um dito popular que possua o mesmo valor de sentido da expressão "metade da laranja". Esta expressão, utilizada no texto, refere-se à ideia de encontrar alguém que se encaixa perfeitamente conosco, uma pessoa complementar, geralmente no contexto de uma relação amorosa.

Explicação da Alternativa Correta:

A alternativa B - "alma gêmea" é a correta. A expressão "alma gêmea" é frequentemente usada para descrever uma pessoa que parece ser a combinação perfeita ou a contraparte ideal de outra, especialmente em um relacionamento amoroso. Assim como "metade da laranja", a ideia central é de completude e compatibilidade máxima entre duas pessoas.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

  • A - "cobertor de orelha": Este dito popular é usado para se referir a alguém que serve de companhia, especialmente em noites mais frias, mas não necessariamente implica em ser a "metade perfeita" de alguém.
  • C - "carne e unha": Essa expressão denota uma relação de amizade muito próxima e inseparável, mas não tem a conotação romântica de "metade da laranja".
  • D - "pé de boi": Este termo geralmente se refere a algo que é resistente ou forte, e não tem relação com complementaridade ou relações amorosas.
  • E - "mão na roda": Usada para descrever algo que facilita ou ajuda muito em uma situação, mas não se relaciona a completar alguém em um sentido pessoal ou amoroso.

Estratégia para Resolver Questões Semelhantes: Ao enfrentar questões de interpretação que envolvem ditos populares, é importante primeiro entender o contexto em que a expressão é usada. Procure identificar o sentido figurado e semântico da expressão dentro do texto e, em seguida, compare-o com as alternativas disponíveis para encontrar a que possui significado mais próximo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B
Tem o mesmo  valor de sentido: o par perfeito, o grande amor,...

Somente a título de curiosidade:

Cobertor de orelha: Expressão usada para indicar uma pessoa que está deitada e junto a ela tem outra pessoa abraçando - a, e assim, através do calor humano esquentando-a.
Carne e unha: Está mais ligada no sentido de ter intimidade com alguém. Amizade forte.
Pé de boi: Trabalhador incansável; braçal que encara todo tipo de serviço pesado sem reclamar
Mão na roda: Na verdade não é nova definição, mas sim uma explicação.
Antigamente quando as viaturas possuiam tração animal e atolavam nas estradas ,não havia solução melhor que pedir auxílio a outras pessoas, e todos colocavam a ¨mão na roda¨, num esforço para tirar o veículo da lama. Daí o sentido de ajuda , auxílio, etc. 


 


 

"Carne e unha
Alma gêmea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!"

(Peninha)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo