Uma universidade feder...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q498989 Engenharia Civil
                        imagem-003.jpg

            Uma universidade federal pretende construir um edifício administrativo, designado na figura acima como edifício B, que abrigará salas para atenderem à reitoria e será composto de sete pavimentos — três na superfície e quatro no subsolo, tendo esses últimos a finalidade de uso como garagem.
            O único terreno disponível para a construção desse edifício é o adjacente ao edifício do hospital universitário, indicado na figura como edifício A, que se constitui de dez pavimentos na superfície e de um pavimento no subsolo, utilizado como garagem de ambulâncias.
            O edifício do hospital universitário, construído na década de 60 do século passado, possui fundações profundas do tipo tubulão. O solo do local é constituído de argilas colapsíveis e, nas sondagens realizadas, não foi detectada a presença de lençol freático. As barras de aço do reforço são protegidas por argamassa, injetada por gravidade e aderida às barras ao longo de todo o comprimento, não sendo protendidas. As barras interceptam a primeira linha de tubulões do edifício A.

Com base no croqui e na situação hipotética apresentada acima, julgue o item subsecutivo.

Caso, nesse terreno, seja constatada a presença de água, deve-se preferir a utilização de tubulão a ar comprimido ao uso de tubulão a céu aberto, que tem a profundidade limitada ao nível d’água.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O tubulão a céu aberto pode SIM ser utilizado, desde que o solo seja estável e sem  risco de desmoronamento.

Bom, acho que não tem a ver com o solo ser estável ou ter risco de desmoronamento, pois o tubulão é encamisado, precisamos apenas de resistência de ponta.

Acho que o caso ai, é que quando a água pode ser retirada com o uso de bombas pode-se usar o tubulão a céu aberto, quando as bombas não dão conta, é necessário pressurizar o tubulão para expulsar a água, e ai sim, teríamos o tubulão a ar comprimido.

Não sei, se alguém puder complementar, de qualquer forma, também errei a questão.

O Tubulão a céu aberto pode ser utilizado, deve-se controlar a água do seu interior através de bombas e o solo ao seu redor deve ser ESTÁVEL.


Errei. Pensando bem acho que devido ao solo ser argiloso o fluxo de água e a permeabilidade são baixos, tornando o solo estável ou viável para a utlização de anéis.  Retira-se o excesso de água com bombas...

Pessoal, não sei se eu estou ficando doido (estudando portugês), mas entendo que o item tem como gabarito ERRADO pois houve troca de "sentido" por causa da virgula.

 

"...deve-se preferir a utilização de tubulão a ar comprimido ao uso de tubulão a céu aberto, que tem a profundidade limitada ao nível d’água.

 

Com a virgula (,), a oração subordinada adjetiva restritiva virou uma oração subordinada explicativa. Assim, a última oração (subordinada) explica/informa uma qualidade adicional para a oração principal.

 

Ou seja, ele está dizendo que o tubulão ar comprimido tem profundidade limitada pelo nível d'água. E isso é ERRADO.

 

 

*Lembrando que o tubulão ar comprimido tem profundidade limitada pela pressão interna hidrostática (340kPa = 34mca = 34m)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo