As infecções pós-operatórias das feridas podem ter um efeito...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185048 Odontologia
As infecções pós-operatórias das feridas podem ter um efeito significativo no sucesso dos implantes dentais e nos procedimentos de enxerto ósseo. O uso dos antimicrobianos de forma profilática mostrou reduzir de forma significativa as infecções pós-operatórias. Antibiótico de escolha para a profilaxia deve incluir, em seu espectro de ação, eficácia contra a bactéria mais conhecida por ser responsável pelo tipo de infecção encontrada no procedimento cirúrgico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome genérico e a dose profilática para Endocardite bacteriana de um dos antibióticos comumente usados na implantodontia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Cloridrato de Clindamicina – 600 mg, 1 h antes da cirurgia.

Vamos entender o contexto da questão. Ela aborda a profilaxia de infecções pós-operatórias em procedimentos de implantodontia e enxerto ósseo, destacando a importância do uso de antimicrobianos profiláticos para reduzir riscos de infecção. A escolha do antibiótico deve ser baseada em sua eficácia contra os patógenos mais comuns envolvidos nessas infecções.

Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os protocolos de profilaxia para endocardite bacteriana, que são frequentemente utilizados em procedimentos odontológicos para prevenir infecções em pacientes de alto risco.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A está correta. O Cloridrato de Clindamicina é um antibiótico que cobre um espectro de ação adequado para as bactérias comumente responsáveis por infecções pós-operatórias em procedimentos odontológicos. A dose profilática recomendada é de 600 mg, administrada 1 hora antes da cirurgia. Isso garante a concentração adequada do antibiótico no sangue durante o período crítico da cirurgia.

Análise das alternativas incorretas:

A alternativa B menciona a Amoxicilina, que é de fato usada para profilaxia, mas a dose correta é 2g, 1 hora antes da cirurgia, não 1g como indicado na alternativa. Portanto, essa alternativa está incorreta.

A alternativa C sugere Cefalexina com uma dosagem de 3g, 1 hora antes da cirurgia. No entanto, a dose recomendada para profilaxia antibiótica com Cefalexina é geralmente 2g, 1 hora antes da cirurgia. Além disso, Cefalexina não é a primeira escolha para tal profilaxia.

A alternativa D apresenta Claritromicina, mas a dose profilática correta é 500 mg, 1 hora antes da cirurgia, e não 2g. Portanto, está incorreta.

A alternativa E menciona Azitromicina com uma dose de 600 mg, 1 hora antes da cirurgia. Embora a dose esteja correta para outros tipos de profilaxia, Azitromicina não é o antibiótico de escolha principal para a prevenção de endocardite bacteriana em procedimentos odontológicos, onde Clindamicina é preferida em pacientes alérgicos à penicilina.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Amoxicilina - 2g, 1h antes da cirurgia.

Cloridrato de Clindamicina – 600 mg, 1 h antes da cirurgia (para alergicos a amoxicilina)

O mais comumente usado é amoxicilina 2g, 1 h antes do procedimento. mas como não há essa alternativa, vamos de clindamicina 600mg, 1 h antes (para alérgicos a amox).

só nao é a Amoxicilina pelo fato de ter 1g e nao 2g

A American Heart Association não recomenda mais Clindamicina como profilaxia antibiótica.

Fonte: https://www.ada.org/resources/research/science-and-research-institute/oral-health-topics/antibiotic-prophylaxis

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo