Os trabalhadores transplantados estão excluídos de grupos de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q395432 Segurança e Saúde no Trabalho
No ano de 2009, ocorreu uma pandemia do novo vírus da influenza A (H1N1), considerada no Brasil como de predominância de casos leves e com baixa letalidade, sendo classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como em transição (sem indícios de transmissão comunitária). A respeito dessa doença, julgue os próximos itens.

Os trabalhadores transplantados estão excluídos de grupos de risco para complicações por influenza.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

A questão aborda a pandemia de influenza A (H1N1) que ocorreu em 2009, destacando-se a importância do conhecimento sobre grupos de risco para complicações relacionadas a esta doença. Entre esses grupos, estão pessoas com condições de saúde específicas, como os transplantados.

Para resolver essa questão, é essencial compreender que indivíduos que passaram por transplantes são considerados grupos de risco, pois costumam ter o sistema imunológico comprometido devido ao uso de medicamentos imunossupressores. Isso os torna mais suscetíveis a infecções e suas complicações, incluindo a influenza.

Na análise da questão, a afirmativa de que os trabalhadores transplantados estão excluídos de grupos de risco para complicações por influenza é incorreta. Na verdade, esses trabalhadores fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação e medidas preventivas, justamente por sua vulnerabilidade aumentada.

Portanto, a resposta correta é a alternativa E - errado, porque a declaração vai contra o conhecimento científico de que transplantados estão, de fato, incluídos nos grupos de risco para complicações por influenza.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo