Com base no texto 'PSICOLOGIA SOCIAL', leia as afirmativas a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1058217 Português

PSICOLOGIA SOCIAL

As duas unidades maiores de análise da psicologia são, consequentemente, as ações e os textos. As ações são sequências organizadas de comportamentos, isoladas no fluxo contínuo da atividade de um grupo, pelo mesmo fato de que elas são atribuíveis a um agente. A atribuição de uma ação a um agente decorre das avaliações sociais dos comportamentos em atividade nas sociedades humanas; é o ambiente social que atribui aos agentes intenções, razões, fins, etc. E o próprio agente, interagindo com (e participando) essas avaliações, constrói para si mesmo representações das modalidades de sua contribuição para a atividade do grupo; ele constrói para si, dessa maneira, representações de fins, de intenções e de razões que definem sua consciência da ação. A ação humana tem assim dois modos de existência encaixados: ela é primeiramente o produto das avaliações sociais da atividade de um grupo; ela é em seguida o produto da interiorização dessas avaliações num agente individual.

Os textos são sequências organizadas de comportamentos verbais, orais ou escritos, que são atribuíveis a um agente singular, num contexto determinado de ação. Proporemos uma análise detalhada mais adiante.

(BRONCKART, J-P. Adaptado. Reforma Ortográfica. Disponível em: http://bit.ly/2lH4lgg)

Com base no texto 'PSICOLOGIA SOCIAL', leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de texto apresentado pelo autor leva em consideração apenas os fatores psicológicos para sustentar a tese de que as ações humanas são o produto da interiorização das avaliações sociais num agente individual.

II. Depreende-se do texto que, para se constituir em sociedade, o agente das ações (homem) não necessita das avaliações sociais dos comportamentos em atividade nas sociedades humanas. Isso o fará sentir-se pertencente a um determinado grupo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas