“Tornamo-nos conscientes de que o 'pertencimento' e a 'ident...
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Q572149
História
“Tornamo-nos conscientes de que o 'pertencimento' e a 'identidade' não têm a solidez de uma
rocha, não são garantidos para toda a vida, são bastante negociáveis e revogáveis, e de que as
decisões que o próprio indivíduo toma, os caminhos que percorre, a maneira como age – e a
determinação de se manter firme a tudo isso – são fatores cruciais tanto para o “pertencimento"
quanto para a 'identidade'. Em outras palavras, a ideia de “ter uma identidade" não vai ocorrer às
pessoas enquanto o 'pertencimento' continuar sendo o seu destino, uma condição sem
alternativa. (...) O anseio por identidade vem do desejo de segurança, ele próprio um sentimento
ambíguo. Em nossa época liquido-moderna, em que o indivíduo livremente flutuante,
desimpedido, é o herói popular, 'estar fixo' – ser 'identificado' de modo inflexível e sem alternativa
– é algo cada vez mais malvisto".
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi; tradução Carlos Medeiros. Rio de Janeiro; Zahar, 2005, pp. 17-18; 35.
Baseado nas afirmações de Bauman sobre identidade, identifique a alternativa correta:
I - As identidades na pós-modernidade são líquidas, portanto, fluidas e são identificadas em determinados lugares.
II - As identidades nacionais foram fortalecidas na pós-modernidade pela possibilidade de romperem as fronteiras territoriais;
III - A pós-modernidade possibilitou a dissolução das identidades tradicionais, a começar dos laços identitários nacionais;
IV - A solidez e a segurança das identidades entraram em crise na pós-modernidade, devido dissolver e fragmentar as identificações.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi; tradução Carlos Medeiros. Rio de Janeiro; Zahar, 2005, pp. 17-18; 35.
Baseado nas afirmações de Bauman sobre identidade, identifique a alternativa correta:
I - As identidades na pós-modernidade são líquidas, portanto, fluidas e são identificadas em determinados lugares.
II - As identidades nacionais foram fortalecidas na pós-modernidade pela possibilidade de romperem as fronteiras territoriais;
III - A pós-modernidade possibilitou a dissolução das identidades tradicionais, a começar dos laços identitários nacionais;
IV - A solidez e a segurança das identidades entraram em crise na pós-modernidade, devido dissolver e fragmentar as identificações.