Com a democratização das edições de álbuns temáticos, pode-s...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2699295 Artes Visuais

Com a democratização das edições de álbuns temáticos, pode-se dizer que a xilogravura se desenvolveu, ampliando os espaços e popularizando-se do sertão à cidade nas regiões Nordeste ao Sul do país. Sua entrada em novos territórios urbanos redimensionou a arte e técnicas da gravura em madeira, promovendo, assim, uma profusão de novos xilógrafos e temas. (In Nordeste Reinventado na imagem gravada)


I- A xilogravura popular nordestina ganhou maior visibilidade e reconhecimento, ao longo de décadas, sobretudo pela qualidade e originalidade de seus artistas, tornando-se uma das mais ricas expressões da cultura do Nordeste e do Brasil.

II- Para além das ilustrações dos folhetos de cordéis, a xilogravura tornou-se uma arte gráfica extraordinária que representa a riqueza do imaginário popular, suas relações e diálogos com a cultura local, regional, nacional e até universal.

III- A xilogravura contemporânea no Nordeste se renova, reinventa-se e se fortalece permanentemente através de geração em geração: do Mestre Noza a Samico, de J. Borges a Marcelo Soares, José Altino, Dila, Josafá de Orós, Costa Leite, Ciro Fernandes, Antônio Lucena, José Lourenço, Sténio Diniz, Elias Santos, Arnilson Montenegro, entre outros.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

Alternativas