Artefatos de aço inoxidável são resistentes à corrosão devid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q797017 Química

Artefatos de aço inoxidável são resistentes à corrosão devido a um fenômeno conhecido como passivação, que é a formação de uma fina camada de óxido de cromo na superfície, por ação do ar ou de oxidantes químicos. Sabendo-se que o ácido nítrico (HNO3) na concentração de 1,6 mol/L pode ser usado como agente passivante, qual volume de HNO3 concentrado (em litros) deve ser utilizado para a obtenção de 100 L de solução passivante?

(Dados: MM(HNO3) = 63,0 g/mol; HNO3 concentrado: d = 1,40 g/mL; teor máximo = 65%(m/m))

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a passivação do aço inoxidável. A passivação é um fenômeno importante que confere resistência à corrosão, um aspecto crucial para a durabilidade dos materiais metálicos, especialmente em ambientes agressivos.

Para resolver esta questão, vamos precisar entender conceitos de química de soluções, como a concentração molar, a densidade, e o cálculo de diluições.

Resumo Teórico:

A passivação do aço inox ocorre pela formação de uma camada protetora de óxido de cromo na superfície do metal. O ácido nítrico (HNO3) é utilizado como agente passivante devido à sua capacidade de oxidar a superfície do aço, promovendo a formação desta camada protetora.

Nesta questão, precisamos calcular o volume de HNO3 concentrado necessário para preparar uma solução de 100 L com uma concentração de 1,6 mol/L.

Justificando a alternativa correta (D - 11,1):

1. **Concentração do HNO3 Concentrado:**

Primeiro, calculamos a concentração molar do HNO3 concentrado utilizando a densidade (1,40 g/mL) e o teor máximo (65% m/m):

- Densidade dá 1,40 g/mL → 1400 g/L.

- Como o ácido tem 65% de pureza, temos 910 g de HNO3 puro por litro de solução concentrada.

- Massa molar (MM) do HNO3 é 63 g/mol.

- Concentração molar = 910 g/L ÷ 63 g/mol = 14,44 mol/L.

2. **Cálculo do volume necessário:**

- Usando a equação de diluição \( C_1 \times V_1 = C_2 \times V_2 \), onde \( C_1 \) é a concentração do concentrado, \( V_1 \) é o volume necessário, \( C_2 \) é a concentração desejada, e \( V_2 \) é o volume final da solução.

- Substituindo os valores: \( 14,44 \, \text{mol/L} \times V_1 = 1,6 \, \text{mol/L} \times 100 \, \text{L} \)

- Resolvendo para \( V_1 \):

\( V_1 = \frac{1,6 \, \text{mol/L} \times 100 \, \text{L}}{14,44 \, \text{mol/L}} = 11,1 \, \text{L} \)

Portanto, o volume necessário de ácido nítrico concentrado é 11,1 L.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - 4,7: Considera uma concentração errada do concentrado.
  • B - 7,2: Subestima a quantidade necessária, não considerando corretamente a pureza do ácido.
  • C - 10,1: Próximo do valor correto, mas com erro nos cálculos intermédios.
  • E - 15,5: Superestima o volume necessário, ignorando a concentração correta do ácido concentrado.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1 - CÁLCULO DA MOLARIDADE INICIAL

 

M = ( 1000 x D x T% ) / MM

 

M = ( 1000 x 1,4 x 0,65 ) / 63

 

M = 14,44

 

2 - CÁLCULO DO VOLUME INICIAL

 

Mi x Vi = Mf x Vf

 

14,44 x Vi = 1,6 x 100

 

Vi = 11,1 mo/L (aproximadamente)

 

 

 

ALTERNATIVA D

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo