Preservam-se tanto a coerência da argumentação quanto a corr...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
BRB
Provas:
CESPE - 2010 - BRB - Advogado
|
CESPE - 2010 - BRB - Engenheiro de Segurança do Trabalho |
CESPE - 2010 - BRB - Médico do trabalho |
Q30727
Português
Texto associado
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do
texto, julgue os itens de 8 a 14.
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do
texto, julgue os itens de 8 a 14.
Preservam-se tanto a coerência da argumentação quanto a correção gramatical do período caso se substitua o travessão antes de "a vida" (L.12) pelo sinal de dois-pontos ou pelo de ponto e vírgula.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Marquei errada pois não concordei como o uso do ponto e vírgula. Alguém poderia me ajudar dizendo porque o ponto e vírgula também poderia ser aceito?
SIM, Dos sinais de pontuação, o travessão é um dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso. Orientações de uso:I — Emprega-se um só travessão:para indicar mudança de interlocutor nos diálogos: — O jogo foi ótimo, disse Florentino.para ligar grupos de palavras que não formem um substantivo composto, do tipo "no eixo Rio—São Paulo", "no sentido norte—sul" ;para destacar (no final do período) uma explicação, esclarecimento, síntese, conseqüência ou conclusão do que foi enunciado: Durante três semanas não mostraram indícios da doença, mas agora estão infectados — sinal de que a vacina não sensibilizou o suficiente o sistema imunológico. Vive tempos pouco felizes a Justiça brasileira — menos por responsabilidade de quem aplica as leis, mais por conta daqueles que as formulam. Dialogar com ele é como jogar uma bola contra a parede — ela volta contra a gente. Precisamos definir as responsabilidades individuais, as coletivas e as responsabilidades das agências formadoras — as instituições educacionais.
n encontrei nenhuma referencia à substituição de travessão por ;mas acredito que pela quantidade de vírgulas usadas nessa parte do texto seria correto o uso de ; para destacar esse período
VO ponto-e-vírgula marca uma pausa mais longa que a da vírgula, no entanto menor que a do ponto. E é empregado para:Separar orações coordenadas que sejam quebradas no seu interior por vírgula; para marcar pausa maior entre as orações: ex: Não esperava outra coisa; afinal, eu já havia sido avisado.
CERTO
"Os dois pontos podem ser usados, basicamente, em duas situações:
1- Dar início a fala ou citação.
2- Introduzir uma explicação, enumeração, esclarecimento.
O travessão foi utilizado para enfatizar uma explicação para o que o autor quis dizer com sentimento de pertencimento. Trata-se de um segmento explicativo enfatizado pelo travessão. Ora, a troca pelos dois-pontos ou pelo ponto e vírgula não geraria erro gramatical nem mudança de sentido da frase: só se optaria pela perda da ênfase que o travessão confere à informação."
Texto retirado do livro:GRAMÁTICA COMENTADA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA CONCURSOSADRIANA FIGUEIREDO - 4ª EDIÇÃO.pg: 410 e 412
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo