Ao realizar o exame físico de um paciente adulto, durante a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730807 Enfermagem
Ao realizar o exame físico de um paciente adulto, durante a ausculta pulmonar, a enfermeira evidencia estertores nas bases pulmonares posteriores, que progridem rapidamente para os ápices dos pulmões. Esses sinais clínicos sugerem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Edema Agudo de Pulmão.

O edema agudo de pulmão é uma condição médica crítica que ocorre quando há acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares, comprometendo a troca gasosa e resultando em dificuldade respiratória. Durante a ausculta pulmonar, um dos principais sinais clínicos associados a essa condição são os estertores crepitantes, que se identificam inicialmente nas bases pulmonares e podem progredir rapidamente para os ápices, como descrito na questão. Esse avanço no padrão dos sons respiratórios é característico do edema pulmonar, muitas vezes relacionado a condições cardíacas, como a insuficiência cardíaca aguda.

Vamos analisar as outras alternativas:

A - Asma: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por sibilos, dispneia e aperto no peito. Durante a ausculta, são comuns os sibilos, que são sons musicais agudos, mas não os estertores crepitantes progressivos. Portanto, esta opção não é a correta.

B - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): A DPOC é caracterizada por uma obstrução crônica do fluxo de ar nos pulmões, onde os roncos e sibilos são frequentemente auscultados, além de estertores em casos de complicações como infecções. No entanto, a progressão rápida dos estertores dos bases para os ápices não é típica da DPOC, descartando assim esta alternativa.

D - Nenhuma das alternativas: Dado que a descrição clínica é muito específica para o edema agudo de pulmão, esta alternativa não se aplica.

Esses conhecimentos são fundamentais para a prática de enfermagem, especialmente em situações de emergência, pois permitem a identificação precoce de condições críticas através do exame físico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao auscultar paciente com asma os murmúrios vesiculares estarão diminuídos e presença de sibilos; na bronquite apresenta estertores disseminados e no enfisema pulmonar os murmúrios vesiculares estarão diminuídos e na congestão passiva ausculta os estertores em bases.

Fonte: Anamnese e exame físico - Alba Lúcia, 3° ed

Ausculta: Diminuição do murmúrio vesicular; sibilos; roncos difusos; crepitações; abafamento de bulhas cardíacas. Em casos extremos, o murmúrio vesicular desaparece pela grave diminuição do fluxo aéreo
DPOC: Ausculta: Diminuição do murmúrio vesicular; sibilos; roncos difusos; crepitações; abafamento de bulhas cardíacas. Em casos extremos, o murmúrio vesicular desaparece pela grave diminuição do fluxo aéreo
Edema agudo: Ausculta pulmonar com presença de estertores crepitantes em ⅔ inferiores bilateralmente e sibilos.

Estertores (ou roncos finos ou crepitantes) são sons anormais durante a ausculta pulmonar, que geralmente indicam a presença de líquidos ou secreções nas vias aéreas. Vamos analisar as alternativas com base no exame físico descrito:

A) Asma

  • Errado. A asma é caracterizada por uma obstrução das vias aéreas, com sibilos (sons agudos), geralmente associada a dificuldades respiratórias durante a expiração. Estertores não são típicos da asma, já que a asma está mais associada a sibilos do que a estertores. Os estertores podem surgir em asma se houver infecção respiratória, mas não são o achado principal.

B) Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

  • Errado. A DPOC é uma doença caracterizada por dificuldade crônica para expirar (como em enfisema ou bronquite crônica), e pode ser associada a roncos ou sibilos, mas os estertores não são típicos dessa condição. Os estertores podem ser ouvidos se houver uma exacerbação da DPOC com infecção ou acúmulo de secreções, mas a descrição de estertores progressivos nas bases para os ápices é mais característica de outras condições.

C) Edema Agudo de Pulmão

  • Correto. O edema agudo de pulmão é uma condição em que há acúmulo de líquido nos pulmões, o que pode levar a estertores, geralmente começando nas bases pulmonares e podendo se propagar para os ápices, conforme a gravidade da condição. Essa progressão dos estertores é típica de um quadro pulmonar congestivo, como ocorre no edema agudo de pulmão, que pode ser causado por insuficiência cardíaca aguda ou outros fatores.

D) Nenhuma das alternativas

  • Errado. A alternativa C (Edema Agudo de Pulmão) é a resposta correta.

Conclusão:

Os estertores que começam nas bases pulmonares e progridem para os ápices são típicos do edema agudo de pulmão, condição grave em que há acúmulo de líquido nos pulmões devido à falha no sistema de drenagem pulmonar ou insuficiência cardíaca aguda.

Resposta correta: C) Edema Agudo de Pulmão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo