Quando a causa de uma reabsorção radicular não é identificad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2770070 Odontologia
Quando a causa de uma reabsorção radicular não é identificada, ela é considerada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - idiopática.

Vamos entender melhor o que caracteriza uma reabsorção radicular como idiopática. No campo da Endodontia, o termo idiopático é utilizado quando a causa de uma condição não é conhecida. Portanto, quando falamos sobre reabsorção radicular sem uma causa identificável, estamos nos referindo a uma reabsorção idiopática.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - inflamatória progressiva: Esse tipo de reabsorção ocorre quando há um processo inflamatório contínuo que estimula a reabsorção dos tecidos dentários. Geralmente, está associada a fatores como trauma ou infecção.

C - inflamatória regressiva: Não é um termo comum na literatura odontológica. A reabsorção inflamatória pode se estabilizar se a causa for removida, mas o termo "regressiva" não designa um tipo específico de reabsorção.

D - por substituição: Também conhecida como anquilose, ocorre quando o tecido ósseo substitui o tecido dentário reabsorvido, geralmente após um trauma severo onde o ligamento periodontal é danificado.

E - por reabsorção: Essa alternativa é muito genérica, já que "reabsorção" é o processo em si e não define uma causa específica. Precisa ser qualificada com mais detalhes, como reabsorção inflamatória ou por substituição, para ter significado preciso.

Entender essas classificações é crucial para um diagnóstico e tratamento adequados em endodontia, auxiliando no manejo clínico correto das diversas situações que podem levar à reabsorção radicular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo