Na ausculta cardíaca os sons de galope B3 e B4 são ouvidos:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730810 Enfermagem
Na ausculta cardíaca os sons de galope B3 e B4 são ouvidos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Durante a diástole.

Os sons de galope B3 e B4 são fenômenos auscultatórios que podem ser ouvidos durante a diástole, que é a fase de relaxamento do coração. A ausculta cardíaca é uma técnica essencial para identificar alterações no funcionamento cardíaco. Vamos entender por que a alternativa B está correta e as outras estão incorretas.

Justificativa da Alternativa Correta:

O terceiro som cardíaco (B3) ocorre logo após o segundo som cardíaco (S2), na fase inicial da diástole. É associado ao rápido enchimento ventricular e pode ser normal em crianças e adultos jovens, mas em adultos mais velhos, pode indicar insuficiência cardíaca.

Já o quarto som cardíaco (B4) ocorre no final da diástole, pouco antes do primeiro som cardíaco (S1), associado à contração atrial. O B4 geralmente é um sinal de rigidez ventricular ou hipertrofia ventricular.

Portanto, ambos os sons são ouvidos durante a diástole, justificando a escolha da alternativa B.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - No final da sístole: A sístole é a fase de contração dos ventrículos, e os sons de galope não são comuns nesse momento. Portanto, essa alternativa está incorreta.

C - No final da diástole: Embora o som B4 ocorra no final da diástole, a questão pergunta sobre ambos os sons (B3 e B4), que são majoritariamente ouvidos durante a diástole, de modo geral. O termo "durante a diástole" abrange melhor todo o contexto.

D - Nenhuma das alternativas: Como discutido, a alternativa B está correta, portanto, a opção D está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os sons sistólicos compreendem: 1ª bulha cardíaca (B1) Cliques B1 e o 2º batimento (B2, um som diastólico) são componentes normais do ciclo cardíaco, os familiares sons “tum-tá”.
A B1 ocorre logo após o início da sístole e decorre, predominantemente, do fechamento da mitral, mas também inclui componentes do fechamento da tricúspide. Muitas vezes é dividido e é estridente.
Os sons diastólicos envolvem: 2º, 3º e 4º sons cardíacos (B2, B3 e B4) Ruídos diastólicos Sons da valva mitral Diferentemente dos sons sistólicos, os sons diastólicos têm baixa tonalidade, menor intensidade e duração mais longa. Exceto para B2, esses sons geralmente são anormais em adultos, embora um B3 possa ser fisiológico até os 40 anos de idade e durante a gestaçã

Para fins didáticos:

Resuminho prático e completo de Ausculta cardíaca

B1 = 1ª bulha - fechamento valvas triscúspide e mitral = "tum" ou "lub" - Auscultada melhor na área apical - intensidade aumenta durante taquicardias ou estenose de valva mitral

B2= 2ª bulha - Fechamento valvas pulmonar e aórtica = "tá" - Auscultada melhor nos focos aórticos e pulmonares, principalmente no pulmonar em crianças, e aórtico em idosos.

Ruídos anormais:

= B3 e B4 ou estalidos de abertura ou cliques sistólicos e sopros.

B3= auscultada inicialmente na diástole durante o período de enchimento ventricular rápido = auscultada imediatamente após B2 = "tum, tá -ta" - representa achado normal em crianças e adultos até 35 a 40 anos, em idoso = sugere insuficiência cardíaca.

B4= ocorre tardiamente na diástole = auscultada logo antes da B1 - devido a resistência ao fluxo de sangue em virtude de hipertrofia ventricular = causada por HAS, DAC, miocardiopatias, estenose aórtica e outros = "tum-tum-ta" -auscultada na área apical

B4-B1-B2-B3

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo