Um estudo inédito, realizado pelo Ipec para o UNICEF, revela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251644 Serviço Social
Um estudo inédito, realizado pelo Ipec para o UNICEF, revela que dois milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a Educação Básica deixaram a escola no Brasil. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada. (UNICEF, 2022.) 
Sobre a contribuição no combate à evasão escolar no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. A oferta de programas de apoio socioemocional aos estudantes contribui no combate à evasão escolar. II. A implementação de políticas de inclusão educacional para alunos com necessidades especiais é uma estratégia eficaz para reduzir a evasão escolar. III. O fortalecimento do vínculo entre a escola e a comunidade local não tem impacto na diminuição da evasão escolar. IV. A identificação e o acompanhamento individualizado dos estudantes em situação de risco são medidas importantes no combate à evasão escolar.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. C

O texto apresenta um estudo do UNICEF que revela uma alta taxa de evasão escolar no Brasil, especialmente entre jovens de 11 a 19 anos que não concluíram a Educação Básica. Em resposta a essa situação, o texto propõe várias estratégias que podem ser implementadas para combater a evasão escolar:

I. Programas de apoio socioemocional: Esses programas podem ajudar os estudantes a lidar com desafios emocionais e sociais que podem interferir em sua capacidade de se envolver efetivamente na aprendizagem.

II. Políticas de inclusão educacional: A implementação de políticas que garantam o acesso e a participação plena de alunos com necessidades especiais, pode reduzir a evasão escolar, garantindo que esses alunos recebam o apoio de que precisam para ter sucesso na escola.

III. Fortalecimento do vínculo entre a escola e a comunidade local: Contrariamente ao que é afirmado na assertiva, o fortalecimento desse vínculo pode ter um impacto significativo na diminuição da evasão escolar. Quando a escola e a comunidade trabalham juntas, podem ser criadas redes de apoio que incentivem a permanência dos alunos na escola.

IV. Identificação e acompanhamento individualizado dos estudantes em situação de risco: Ao identificar os estudantes em risco de evasão escolar e fornecer acompanhamento individualizado, é possível intervir antes que a evasão ocorra.

Referências:

UNICEF. (2022). Estudo sobre a evasão escolar no Brasil. Ipec para o UNICEF.

Instituto Consulplan(2023). Serviço Social na Educação. Prefeitura de Jequié - BA. CFESS. (2011). Subsídios para a atuação e assistentes sociais na política de educação.

GT Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS/CRESS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo