Avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações rela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1242699 Português

Avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações relativas ao texto que segue.


Imagem associada para resolução da questão


( ) De acordo com o texto, a criação da startup Molécoola, que substitui lixo reciclável por descontos em produtos, foi motivada pelo fato de o Brasil despejar 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos por ano.

( ) No período “No Brasil, a situação é especialmente preocupante: só 1,2% dos 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico geradas anualmente têm destino correto”, seria possível empregar o conector “pois” em vez dos dois pontos (:), sem prejuízo à ideia original, de explicação.

( ) Uma pequena modificação na frase: “São esses números que levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola”, cujo resultado seja: “Esses números levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola” não implica alteração sob o aspecto semântico, mas atenua o efeito de sentido que tem a informação sobre o real motivo da criação da startup.

( ) No período: “o cliente leva itens recicláveis a uma das cinco lojas-contêineres da Molécoola, que aceitam embalagens plásticas, de vidro e alumínio”, a oração adjetiva se classifica como “restritiva”, por fazer menção apenas às cinco lojas-contêineres da Molécoola.


A sequência que responde CORRETAMENTE é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: A

(F) De acordo com o texto, a criação da startup Molécoola, que substitui lixo reciclável por descontos em produtos, foi motivada pelo fato de o Brasil despejar 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos por ano → incorreto, não temos menção aos números apontados nesse item no texto. O texto diz o seguinte: só 1,2% dos 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico geradas anualmente têm destino correto, de acordo com levantamento recente do Fórum Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). São esses números que levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola [...].

(V) No período “No Brasil, a situação é especialmente preocupante: só 1,2% dos 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico geradas anualmente têm destino correto”, seria possível empregar o conector “pois” em vez dos dois pontos sem prejuízo à ideia original, de explicação.

(V) Uma pequena modificação na frase: “São esses números que levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola”, cujo resultado seja: “Esses números levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola” não implica alteração sob o aspecto semântico, mas atenua o efeito de sentido que tem a informação sobre o real motivo da criação da startup.

(F) No período: “o cliente leva itens recicláveis a uma das cinco lojas-contêineres da Molécoola, que aceitam embalagens plásticas, de vidro e alumínio”, a oração adjetiva se classifica como “restritiva”, por fazer menção apenas às cinco lojas-contêineres da Molécoola → incorreto, temos o pronome relativo dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação); a restritiva vem sem pontuação.

☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

o pois não deveria ser precedido de vírgula?

Jonathan Nicolas, sua análise está ligeiramente equivocada, amigo.

Na assertiva III, a partícula "que" não é um pronome relativo introduzindo uma oração subordinada adjetiva restritiva, se assim o fosse, teríamos clara alteração semântica ao suprimi-lo, incorrendo, possivelmente, em erro gramatical.

Perceba que o substantivo "números" é sujeito do verbo "levaram", o que por si só já impossibilita que tenhamos uma nova oração na relação entre um e outro termo.

A construção "São...que..." é uma partícula expletiva, portanto suprimível, usada para realçar termos na construção. Dai sua supressão causar atenuação.

alguém pode tira minha dúvida,o pois não deveria ser precedido de vírgula?

Uma típica questão que só é possível responder por eliminação, pois as assertivas estão muito mal elaboradas, a exemplo da II e III, enquanto nesta, na minha opinião, não altera a semântica, nessa necessita de virgula para correção gramatical, enfim, essa banca é uma caixinha de surpresas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo