Antes da era do petróleo, compostos aromáticos eram obtidos ...
Antes da era do petróleo, compostos aromáticos eram obtidos pela destilação do alcatrão de hulha, o que possibilitou o grande desenvolvimento da indústria de corantes no século XIX. Nessa destilação, frações obtidas entre 160 e 270 ºC (óleos médios e pesados) contêm principalmente as substâncias ao lado:
Uma separação posterior pode ser realizada levando-se em conta o comportamento de solubilidade dessas substâncias e também a sua reatividade diferenciada. Em um experimento, a mistura desses seis compostos foi solubilizada em hexano. A solução resultante foi transferida para um funil de separação e submetida às etapas operacionais detalhadas a seguir:
Etapa I) Solução hexânica foi extraída eficientemente com solução aquosa de HCl 10% e a solução ácida separada foi neutralizada com solução aquosa de NaOH 10%, que, após tratamento adequado, gerou a Fração A.
Etapa II) Solução hexânica resultante da Etapa I foi extraída eficientemente com solução aquosa de NaOH 10% e a solução alcalina separada foi neutralizada com solução aquosa de HCl 10%, que, após tratamento adequado, gerou a Fração B.
Após a realização das duas etapas subsequentes, a fração hexânica residual foi denominada Fração C.
Com base nessas informações, assinale em qual fração (A, B ou C) se encontra cada composto:
( ) Fenol.
( ) Piridina.
( ) Naftaleno.
( ) Anilina.
( ) Cresóis.
( ) Naftóis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O procedimento descrito se trata de uma extração ácido/base convencional. Inicialmente, tem-se uma solução composta de moléculas orgânicas em um solvente orgânico apolar (hexano).
Na etapa I, ao se adicionar a solução aquosa de HCl ao funil de separação, ocorre que as moléculas com certo caráter básico (bases fracas) reagem com o HCl formando um sal, que é então solubilizado pela água e não mais pelo hexano. Nessa etapa é formada a fração A composta por Anilina e Piridina.
Na etapa II, ao se adicionar a solução aquosa de NaOH ao funil de separação, de maneira contrária à etapa anterior, as moléculas de caráter ácido (ácidos fracos) reagem com a base para formar um sal, que por sua vez é solubilizado pela água e não mais pelo hexano. Sendo assim, forma-se a fração B composta por Fenol, Cresóis (o,m,p) e Naftóis (alfa e beta)
A última fração é composta pela substância restante, que no caso é o Naftaleno (sem caráter básico ou ácido) uma vez que não foi removido nas etapas anteriores.
Logo, o gabarito é
(B) Fenol.
(A) Piridina.
(C) Naftaleno.
(A) Anilina.
(B) Cresóis.
(B) Naftóis.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo