[Questão Inédita] A criação de consórcios públicos (Lei n. 1...
[Questão Inédita] A criação de consórcios públicos (Lei n. 11.107/2005) exige, cumulativamente, a presença dos seguintes requisitos:
I. Subscrição do protocolo de intenções;
II. Ratificação do protocolo de intenções;
III. Celebração do contrato correspondente;
IV. Escolha da modalidade do consórcio (personificação);
V. Celebração do contrato de programa e do contrato de rateio.
Está correta a seguinte alternativa:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB E
Protocolo de intenções que estabeleça os requisitos essenciais da relação consorciada, o estatuto do consórcio e as regras administrativas próprias que a entidade deverá observar. Esse protocolo de intenções, uma vez convertido em lei pelos Entes consorciados, passa a ser reconhecido como o contrato de consórcio que regula a entidade e as responsabilidades dos Entes que o subscreveram.
Contrato de rateio que define os compromissos dos Entes consorciados quanto ao fornecimento de recursos para as despesas do consórcio e que deve ser formalizado em cada exercício financeiro. O consórcio público de direito público ou de direito privado que receber recursos via contrato de rateio não tem autonomia orçamentária, devendo observar as regras fiscais e de contabilidade de direito público.
Contrato de programa que institui e regula a cooperação entre dois Entes da Federação, inclusive da administração indireta, para a gestão associada de serviços públicos. É obrigatório celebrar contrato de programa quando houver gestão associada ou transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal ou de bens necessários à continuidade dos serviços, sendo considerado ato de improbidade administrativa celebrar outro tipo de contrato ou instrumento.
Em que pese a resposta parecer simples, proponho uma reflexão.
Em uma interpretação mais rígida, o último requisito (celebração de contrato de programa e de rateio) estaria errado como exigência para criação do consórcio.
Isso porque a criação do consórcio ocorre antes da celebração dos contratos de programa e de rateio: possuindo natureza de autarquia interfederativa, com a ratificação do protocolo de intenção pelos entes participantes; possuindo natureza jurídica de direito privado, com o registro de seus atos constitutivos.
Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:
I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;
II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.
É apenas após a criação do consórcio, na forma exposta, que se segue para a celebração dos contratos de programa e rateio.
Como a questão exige do candidato conhecimento acerca das exigências para criação do consórcio e sendo ele criado (adquirindo personalidade jurídica) antes dos contratos de programa e de rateio, cabe alegar que o item V está errado.
pior materia viu kkkk afe
Formalização do consórcio:
1- protocolo de intenções = contrato preliminar
2- autorização por lei = ratificação do Legislativo*
- a regra é que seja ratificado por todos os entes, mas pode ser por uma parcela deles, desde que previsto em cláusula, mas os entes que não ratificaram ficam de fora.
- Legislativo pode condicionar a ratificação por meio de "reserva"
- Se o Legislativo de um ente demorar a ratificar (+ de 2 anos), para que esse ente faça parte, deve haver homologação pela Assembleia
3- contrato (deve ser publicado)
4- escolha da modalidade do consórcio = direito privado (sem fins lucrativos) ou direito público (associação pública = autarquia associativa.
5- Contrato de rateio/programa = fornecimento de recursos financeiros para as despesas do consórcio; feito a cada exercício financeiro (exceção: PPA e tarifas). O ente que não repassar recursos pode sofrer suspensão e até ser excluído e tanto o consórcio como cada ente integrante pode fazer essa exigência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo