Analise as afirmativas abaixo relacionadas às principais ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071079 Medicina

Analise as afirmativas abaixo relacionadas às principais causas de dispneias agudas de origem pulmonar atendidas na rotina da Atenção Primária:


I. A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma doença geralmente caracterizada por quadro de febre, dispneia, dor torácica ventilatório-dependente e tosse com expectoração. Porém, dependendo da faixa etária e comorbidades, a doença pode se manifestar com mais ou menos sinais ou sintomas. Com isso é importante para o diagnóstico e intervenção clínica precoce que sejam realizados de forma minuciosa a anamnese e o exame físico quando se tem a suspeita de PAC. O exame de Raio X de tórax é complementar e pode ser realizado quando disponível.


II. O tratamento da asma aguda deve ser baseado no quadro clínico e, quando possível, na avaliação com medidas objetivas, entre as principais, a verificação do pico do fluxo expiratório (PFE) e da oximetria de pulso. A combinação de duas drogas broncodilatadoras (beta-agonista de ação rápida e brometo de ipratrópio) potencializa o efeito da broncodilatação, diminui o número de hospitalizações e melhora a função pulmonar (PFE e VEF1).


III. Os pacientes com asma persistente que estão bem controlados com o uso da medicação como corticoide inalatório possuem risco diminuído de exacerbações. Continuam vulneráveis a elas, por exemplo, diante de uma infecção respiratória. É importante lembrar que a grande maioria das exacerbações pode ser tratada na Unidade Básica de Saúde.


O número de afirmativas corretas corresponde a:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D, ou seja, todas as três afirmativas estão corretas. A pneumonias adquiridas na comunidade são uma das principais causas de dispneia aguda de origem pulmonar. É importante realizar uma anamnese e exame físico minuciosos para um diagnóstico precoce e intervenção clínica adequada. O tratamento da asma aguda deve ser baseado no quadro clínico e, quando possível, na avaliação com medidas objetivas, como o pico do fluxo expiratório e a oximetria de pulso. E os pacientes com asma persistente bem controlada com o uso de corticoide inalatório podem ter um risco reduzido de exacerbações, mas ainda são vulneráveis a elas, principalmente em caso de infecção respiratória, o que ressalta a importância do acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo