Leia a crônica abaixo e, em seguida, analise as proposições ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1242704 Português

Leia a crônica abaixo e, em seguida, analise as proposições acerca do seu conteúdo.


Imagem associada para resolução da questão


I- A situação criada na crônica, de um personagem – o padeiro – não se incomodar de ser considerado “ninguém”, ou alguém sem importância, é uma forma de o cronista provocar a reflexão sobre o valor que cada pessoa/profissional tem, independentemente de o cargo simbolizar maior ou menor prestígio social.

II- O cronista faz alusão a um diálogo entre dois personagens – o padeiro e a empregada – para esclarecer a origem da expressão “não é ninguém, é o padeiro”, com o propósito central de demonstrar que há discriminação entre pessoas de mesma classe social.

III- Alição de humildade a que o cronista se refere não tem a ver com a negação de que o trabalho envaideça quem o realiza – tanto é que o jornalista se orgulha de ter um texto com a sua assinatura, e não diminui o trabalho do padeiro – mas com o fato de o trabalho não ser norteado pela avaliação que os outros fazem.

IV- A identificação do cronista com o padeiro se dá porque, tal como a profissão de padeiro, a de jornalista que é de grande utilidade para a sociedade, já não tem, nos tempos modernos, tanto destaque, em virtude da ampla divulgação das notícias por meio das redes sociais.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito(C)

I- A situação criada na crônica, de um personagem – o padeiro – não se incomodar de ser considerado “ninguém”, ou alguém sem importância, é uma forma de o cronista provocar a reflexão sobre o valor que cada pessoa/profissional tem, independentemente de o cargo simbolizar maior ou menor prestígio social. (Correta)

Toda profissão tem sua devida importância, independente de maior ou menor reconhecimento das pessoas.

__________________________

II- O cronista faz alusão a um diálogo entre dois personagens – o padeiro e a empregada – para esclarecer a origem da expressão “não é ninguém, é o padeiro”, com o propósito central de demonstrar que há discriminação entre pessoas de mesma classe social.(Errada)

Não há nada no texto que comprove que o propósito era demonstrar a discriminação entre pessoas da mesma classe. A empregada dizia à patroa ''não é ninguém'', com o sentido de que não era ninguém de interesse da patroa.

_________________________

III- A lição de humildade a que o cronista se refere não tem a ver com a negação de que o trabalho envaideça quem o realiza – tanto é que o jornalista se orgulha de ter um texto com a sua assinatura, e não diminui o trabalho do padeiro – mas com o fato de o trabalho não ser norteado pela avaliação que os outros fazem. (Correta)

A lição da crônica não é que não devemos nos sentir orgulhosos/vaidosos com nosso trabalho, mas sim o fato do trabalho ter sua devida importância, independente do que os outros dizem.

________________________

IV- A identificação do cronista com o padeiro se dá porque, tal como a profissão de padeiro, a de jornalista que é de grande utilidade para a sociedade, já não tem, nos tempos modernos, tanto destaque, em virtude da ampla divulgação das notícias por meio das redes sociais. (Errada)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo