O Relatório Psicológico é composto pela seguinte estrutura:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A.
O Relatório Psicológico é um documento técnico que tem como objetivo apresentar de forma organizada e clara os resultados de uma avaliação psicológica. Ele deve seguir uma estrutura padrão, conforme determinado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A estrutura correta de um Relatório Psicológico conforme a resolução do CFP é composta por:
I) Identificação: Informações que identificam o psicólogo responsável, o cliente avaliado e outros dados relevantes como data e local da avaliação.
II) Descrição da demanda: Explicação sobre o motivo pelo qual a avaliação foi solicitada, incluindo as expectativas do solicitante.
III) Procedimento: Descrição detalhada dos métodos e técnicas utilizadas durante a avaliação psicológica, como testes, entrevistas e observações.
IV) Análise: Apresentação dos resultados obtidos durante a avaliação, com interpretação dos dados coletados e fundamentação teórica.
V) Conclusão: Síntese dos achados da avaliação e considerações finais, incluindo recomendações quando pertinentes.
Justificativa para a alternativa correta:
A alternativa A está correta pois apresenta a estrutura completa e correta de um Relatório Psicológico de acordo com as diretrizes do CFP.
Justificativa para as alternativas incorretas:
A alternativa B adiciona um item extra, "Referências", que não é tradicionalmente um componente obrigatório do Relatório Psicológico segundo a normativa do Conselho Federal de Psicologia. Embora referências possam ser úteis, elas não fazem parte da estrutura básica exigida.
A alternativa C sugere que as informações devem estar registradas em texto corrido, sem parágrafos, o que não é uma prática recomendada. A estrutura do relatório deve ser clara e organizada em seções para proporcionar melhor entendimento e evitar ambiguidades.
A alternativa D propõe uma estrutura que inclui "Título" e detalhes de acompanhamento psicológico, o que é mais adequado para um "Laudo Psicológico" ou um "Relatório de Acompanhamento", mas não especificadamente para o Relatório Psicológico de avaliação propriamente dito.
Portanto, a estrutura correta de um Relatório Psicológico, conforme a legislação e resoluções do Conselho Federal de Psicologia, é aquela apresentada na alternativa A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A!
B) A alternativa refere-se ao LAUDO PSICOLÓGICO. O relatório não precisa de referência.
C) No relatório, as informações podem ser registradas em forma de itens OU texto corrido.
D) Refere-se a DECLARAÇÃO.
§ 1.º O relatório psicológico deve apresentar as informações da estrutura detalhada abaixo, em forma de itens ou texto corrido.
I - O relatório psicológico é composto de cinco itens:
a) Identificação;
b) Descrição da demanda;
c) Procedimento;
d) Análise;
e) Conclusão
RESOLUÇÃO CFP Nº 006/2019
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo