No contexto da vigilância sanitária de alimentos, as toxinfe...
No contexto da vigilância sanitária de alimentos, as toxinfecções ocupam lugar de destaque por causa do grande número de micro-organismos envolvidos, da diversidade de períodos de incubação, da variabilidade dos quadros clínicos e, principalmente, da elevada quantidade de produtos de origem animal ou vegetal que podem veicular esses agentes. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir julgando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA:
( ) A síndrome diarreica causada pelo Bacillus cereus está associada a uma longa lista de alimentos, entre os quais se incluem produtos cárneos, pescados, hortaliças, leite e derivados, cremes, sopas e molhos.
( ) O leite cru ou insuficientemente pasteurizado é o alimento apontado com mais frequência como responsável por surtos de yersiniose o que também se aplica para os produtos derivados.
( ) As conservas artesanais ou caseiras constituem o maior risco de botulismo para o homem em razão dos procedimentos inadequados para sua preparação. As conservas industriais, elaboradas em empresas com rigor tecnológico, representam um perigo mínimo em saúde pública, embora não estejam totalmente isentas de risco.
( ) As enterotoxinas A e C do C. perfringens são as responsáveis pelo quadro agudo de diarreia, característico das toxinfecções clostridianas. As cepas do tipo A são as mais comuns, sendo responsáveis também pela gangrena gasosa.
( ) Produtos cárneos crus ou termoprocessados de diversas origens (bovina, ovina, caprina, suína e de aves), peixes crus ou defumados e embutidos preparados a partir de carne crua fermentada são os principais alimentos envolvidos na intoxicação alimentar por E. coli, por apresentarem níveis altos da toxina.