Marque o que NÃO se comprova no período: "Fez-lhe bem a de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1749048 Português

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE

(1o§) Houve uma árvore que pensava e ficou conhecida porque pensava muito. E não parava de pensar. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. (2o§) Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita. Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se.

(3o§) Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens.

(4o§) Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. E continuaram destruindo a árvore que não fazia mal a ninguém.

(5o§) A árvore queria satisfazer os homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e plantaram outra em seu lugar.

(Oswaldo França Júnior. As laranjas iguais. Rio de janeiro. Nova Fronteira.)

(https://brainly.com.br/tarefa/367413630)

https://brainly.com.br/tarefa/367413630

Marque o que NÃO se comprova no período: "Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita".

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento de diferentes assuntos da gramática normativa como funções sintáticas dos termos da oração, conjugação verbal e classe de palavras. Importante notar que a questão pede a indicação da alternativa INCORRETA.

A) O pronome: "lhe" é oblíquo e tem função sintática de objeto indireto.
Errado. O pronome "lhe" é equivalente "a ela" na oração e é, portanto, um objeto indireto: "Fez bem a deferência (objeto direto) a ela (objeto indireto) [...]". Com o sentido de "praticar", o verbo fazer é transitivo direto e indireto. Como a proposição está correta, essa alternativa pode ser descartada.

B) O verbo é de primeira conjugação e enuncia ideia do pretérito perfeito do indicativo.
Errado. Há na passagem dois verbos - fazer e ficar. O único que é da primeira conjugação (-ar) é o verbo ficar. No pretérito perfeito, a conjugação desse verbo é "eu fiquei, tu ficaste, ele/ela ficou, nós ficamos, vós ficastes, eles/elas ficaram". Novamente, a proposição está correta, o que elimina essa alternativa, já que a questão quer a indicação da alternativa que não se comprova.

C) O advérbio "bem" é antônimo de "mal"; "deferência" é substantivo, polissílabo paroxítono.
Errado. A análise está correta. O contrário de "bem" é "mal" e a palavra "de-fe-rên-cia" possui mais de 2 sílabas (polissílabo) com o acento tônico na penúltima sílaba.

D) O adjetivo "satisfeita" é uniforme e tem função sintática de objeto direto.
Certo. O adjetivo "satisfeita" sofre variação em função do gênero. É possível dizer "satisfeita" e "satisfeito". Sendo assim, ele não é um adjetivo uniforme, visto que os adjetivos uniformes possuem a mesma forma para o feminino e para o masculino. Um exemplo de adjetivo uniforme é “competente". Além disso, no período, o adjetivo ocupa a posição sintática de predicativo do sujeito. O verbo “ficar" é empregado como verbo de ligação.

Gabarito da Professora: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita"

→ O termo está exercendo a função de predicativo do sujeito, característica do sujeito que está no predicado sendo atribuída pelo verbo de ligação ficar.

GABARITO. D

FAZER é de primeira conjugação. Serto.

Fez é de primeira conjugação?

Essa banca é um erro atrás do outro...

O examinador pede a incorreta e as letras B e D estão incorretas, logo essa questão devia ser anulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo