Na frase “O belo é uma manifestação de leis secretas da natu...
A respeito das duas ocorrências sublinhadas nesse texto, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mi se ri cór dia
Primeiro, relembre qual é a definição de SUBSTANTIVO CONCRETO e SUBSTANTIVO ABSTRATO.
- CONCRETO: que possui existência própria, ou seja, não depende de outro ser para que exista.
- ABSTRATO: que há uma relação de dependência, depende de outro ser para que possa existir (ex.: sentimentos, emoções, etc).
- NÃO ANALISE A PALAVRA FORA DO CONTEXTO, veja se no caso explicitado, há ou não um sentido de dependência, pois mesmo uma palavra que originalmente venha a ser um substantivo concreto, pode ser que dentro de um contexto possua outra classificação.
- A) as duas ocorrências mostram valor de substantivo concreto.
- Errado, na passagem onde se lê "o belo é uma manifestação", o valor de "belo" = substantivo abstrato, pois existe uma dependência de existência com outro ser, qual seja - do belo - , diferente da segunda passagem, "por meio do belo" (loc. adj) que tem valor de substantivo concreto, pois esse não possui dependência de existência, sendo, inclusive, o motivo pelo qual "o belo" se manifesta.
- B) as duas ocorrências mostram a substantivação do adjetivo.
- Correto, é de notoriedade que o artigo possui a função de substantivação, de modo que fica fácil de perceber que em ambas as ocorrências do adjetivo "belo" ele está precedido de um artigo definido, qual seja, na primeira ocorrência o artigo "o" ( o belo ) e no segundo caso a contração da preposição "de" + artigo "o" = "do" ( do belo).
- C) a segunda ocorrência mostra valor de substantivo abstrato.
- Errado. A segunda passagem o "belo" é uma locução adjetiva que não possui dependência existencial para que exista, pois, conforme o texto, fica claro que o belo permaneceria oculto se não fosse por sua manifestação natural, logo, concluímos que se o "belo" (primeira passagem) se manifesta através "do que é belo" (segunda passagem).
Perceba, que a primeira ocorrência o "belo" se manifesta através "do belo", logo, o "do belo" possui existência própria (substantivo concreto), enquanto a primeira passagem, "o belo" depende "do belo", trata-se de um substantivo abstrato.
- D) as duas ocorrências exemplificam emprego de linguagem lógica.
- (Linguagem lógica é aquela que não abre margens para subjetividade, apresenta termos que possui seu sentido concreto, também chamada de linguagem denotativa).
- Errada. Percebe-se que frase traz consigo uma ideia fictícia, um conceito abstrato para o interlocutor, o que se configura como linguagem conotativa ou figurada e não uma linguagem lógica.
- E) as duas ocorrências mostram o mesmo significado.
- o primeiro “belo” é equivalente a “A beleza”, enquanto o segundo “belo” corresponde àquilo que “que é belo, tem beleza, que traz beleza, que possui beleza”. Note, portanto, que "beleza" propriamente dito não é o mesmo que "possuir/ter beleza".
- Ex.: "A beleza de reconhecer os próprios erros é o que te torna belo" (um "belo" é o agente sobre o qual o verbo fala algo, o outro é um atributo/qualidade = não são a mesma coisa).
Bons estudos.
O(artigo definido) belo(adjetivo abstrato) é uma manifestação de leis secretas da natureza, que, se não se revelassem a nós por meio do(preposição + artigo definido) belo(adjetivo abstrato).
Basta lembrar que adjetivos podem ser substantivados por palavras determinantes, como artigo, pronomes....
Qual seria o significado diferente?
acertei uma da FGV :0
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo