Nos acidentes produzidos por ação elétrica, a lesão do olho...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: FUNCAB - 2015 - PC-AC - Perito Médico-Legista |
Q619115 Medicina Legal
Nos acidentes produzidos por ação elétrica, a lesão do olho mais relacionada com o efeito térmico da corrente é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia os conhecimentos do candidato em lesões e morte por ação elétrica.

A ação térmica da eletricidade se faz sentir pelo efeito Joule da corrente elétrica através dos segmentos do corpo humano e pela energia das faíscas que constituem os chamados arcos voltaicos.

A) ERRADO. A ceratite pode ser uma complicação da lesão por eletricidade, no entanto, o agente causal não é a ação térmica da eletricidade, e sim os raios ultravioleta presentes na luz dos arcos voltaicos. Eles são parcialmente absorvidos pelo epitélio corneano, cujas células podem ficar apenas tumefeitas ou se degenerar e descamar. A lesão causa uma reação inflamatória na conjuntiva do globo ocular, uma vez que a córnea é formada por um tecido avascular. Conforme a intensidade da agressão, há edema que pode estender-se às pálpebras e chegar a ocluir o olho.

B) ERRADO. Conjuntivite é um processo inflamatório conjuntiva que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras, e é transmitida, mais frequentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa, não sendo consequência da ação térmica da eletricidade.

C) CERTO. A catarata tardia é uma das complicações das lesões pela eletricidade, uma vez que o calor produzido seria capaz de alterar a estrutura do cristalino. Há uma relação causal da redução progressiva da transparência do cristalino com os acidentes em que a corrente elétrica passa pela cabeça. Essa complicação pode aparecer em menos de um mês, poucos meses ou somente após um ou mais de dois anos do contato com a eletricidade, e tende a ser progressiva. O sintoma inicial é a redução da acuidade visual.

D) ERRADO. A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular (não é consequência da ação térmica da eletricidade). Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida. 

E) ERRADO. Retinite pigmentosa é uma doença genética dos olhos que causa perda de visão, não sendo causada pela ação térmica da eletricidade.

Gabarito do professor: Alternativa C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

      O sentido mais comprometido nos acidentes elétricos é o da visão. São descritas lesões causadas tanto pelo efeito Joule da corrente (CATARATA TARDIA - calor produzido seria capaz de alterar a estrutura do cristalino) quanto pela ação luminosa dos arcos voltaicos (ceratite - inflamação da córnea por lesão do seu epitélio).

Fonte: Hygino de Carvalho Hercules

Gabarito: C

Dentre as alternativas, nota-se que somente uma pode ser associada ao efeito térmico de uma corrente elétrica. As outras alternativas apresentam causas diversas.

Nos acidentes produzidos por ação elétrica, a lesão do olho mais relacionada com o efeito térmico da corrente é:

A) ceratite.

ERRADO. Ceratite é uma inflamação da córnea. Apesar de ter diversas causas, geralmente está associada a uma infecção por vírus, bactérias, amebas e fungos.

B) conjuntivite.

ERRADO. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação causada pela presença de substâncias alergênicas ou corpos estranhos. Ainda, pode ser decorrente da presença de bactérias ou vírus. Portanto, não pode ser associada à uma lesão causada pelo efeito Joule da corrente.

C) catarata tardia.

CERTO. A catarata é uma doença que afeta o cristalino. O cristalino atua como uma lente natural do olho, sendo responsável pelo foco das imagens. Quando o cristalino está acometido pela catarata ele perde sua transparência. Conforme leciona Hygino de Carvalho, o calor produzido pelo efeito térmico de uma corrente elétrica, pode causar alterações na estrutura do cristalino, resultando em uma catarata tardia.

D) degeneração da mácula.

ERRADO. É uma condição atribuída ao envelhecimento e, portanto, não pode ser associada à uma lesão causada pelo efeito Joule da corrente.

E) retinite.

ERRADO. A retinite é uma doença degenerativa hereditária e, portanto, não pode ser associada à uma lesão causada pelo efeito Joule da corrente.

Apesar da ceratite ser uma inflamação, geralmente, por vírus, o material do estratégia afirma que a exposição a luz dos raios voltaicos podem causar a doença:

"A luz dos arcos voltaicos pode causar ceratite, uma inflamação da córnea por lesão do seu epitélio. As 

lesões no ouvido ocorrem nos casos de fulguração com maior frequência. "

Quanto a degeneração da macula, apesar de ser comum em face do envelhecimento, pode ser encontrada em pessoas mais novas, geralmente, é uma doença hereditária, sem muito conhecimento sobre as causas.

Pode ocorrer catarata tardia em decorrência da corrente elétrica que passa pela cabeça. O calor produzido seria capaz de alterar a estrutura do cristalino. Segundo especialistas a luz dos arcos voltaicos pode causar ceratite, uma inflamação da córnea por lesão do seu epitélio.

LETRA C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo