A conservação de imunobiológicos dependerá da execução de re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1242723 Enfermagem
A conservação de imunobiológicos dependerá da execução de regras rígidas da Rede de Frios, além da biossegurança e do uso de protocolos atualizados (BRASIL, 2014). De acordo com tais documentos, marque a alternativa em relação à CORRETAmanutenção da sala de vacinas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - Todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

Quando falamos em manutenção adequada da sala de vacinas, nos referimos às práticas que asseguram que os imunobiológicos mantenham sua eficácia e segurança. A conservação correta em relação à temperatura é um aspecto crítico, pois temperaturas inadequadas podem comprometer a eficácia das vacinas.

Explicação da alternativa correta:

Alternativa C é a correta porque especifica a faixa de temperatura recomendada para o armazenamento da maioria das vacinas, que é entre +2ºC e +8ºC, com o ideal sendo +5ºC. Esta faixa é essencial para garantir que as vacinas permaneçam eficazes até a aplicação.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta opção está incorreta porque sugere que todas as vacinas devem ser armazenadas entre +7ºC e +8ºC. Esta faixa não é adequada para garantir a preservação ideal de todas as vacinas, que exigem temperaturas mais baixas dentro do intervalo de +2ºC a +8ºC.

Alternativa B: A afirmação de que "Rede de frio é o mesmo que Sala de Vacinação" está incorreta. A Rede de Frio é um sistema que inclui transporte, armazenamento e manipulação de imunobiológicos sob condições de temperatura controlada, enquanto a Sala de Vacinação é o local onde as vacinas são administradas aos pacientes.

Alternativa D: Esta opção sugere temperaturas de armazenamento entre +10ºC e +18ºC, o que é inadequado, pois está acima da faixa segura para a maioria das vacinas, que não devem ultrapassar +8ºC.

Alternativa E: A sugestão de armazenar vacinas em caixas de isopor entre +8ºC e +10ºC quando não houver refrigerador disponível está incorreta. Além da faixa de temperatura inadequada, o uso de isopor sem a devida monitorização contínua de temperatura não é recomendado para armazenamento de vacinas.

É fundamental que os profissionais de enfermagem envolvidos na conservação de vacinas compreendam e implementem corretamente as diretrizes de temperatura para garantir a eficácia dos imunobiológicos e a segurança dos pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, que diz que todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC. Essa temperatura é necessária para manter a integridade dos imunobiológicos e garantir que eles não percam a eficácia. A resposta A está incorreta, pois a temperatura máxima de armazenamento deve ser de +8ºC, e não entre +7ºC e +8ºC. A resposta B está incorreta, pois a rede de frio é um conjunto de ações e equipamentos utilizados para garantir a qualidade dos imunobiológicos, não é o mesmo que sala de vacinação. A resposta D está incorreta, pois essa temperatura é muito alta para a maioria das vacinas. E a resposta E também está incorreta, pois a temperatura ideal de armazenamento das vacinas é entre +2ºC e +8ºC, e não entre +8ºC e +10ºC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo