O projeto ético-político profissional articula em si mesmo a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972428 Serviço Social

O projeto ético-político profissional articula em si mesmo alguns elementos constitutivos que ganham materialidade e dão visibilidade ao projeto profissional de diversas formas. Observe as assertivas abaixo:


I - produção de conhecimentos no interior do Serviço Social.

II - explicitação dos princípios e valores ético-políticos.

III - dimensão jurídico-política da profissão.

IV - matriz teórico-metodológica.

V - instâncias político-organizativas da profissão.

VI - crítica radical à ordem social vigente.

VII - projeto societário.

VIII - lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.

IX - objetivos e ações profissionais.


Configuram-se como os elementos constitutivos do projeto profissional:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra C: II, IV, VI e VIII. Vamos entender o motivo.

O projeto ético-político profissional do Serviço Social é um conjunto de elementos que expressam os valores, as intenções e as direções que a profissão adota em sua prática. Este projeto não é estático; ele se transforma e evolui ao longo do tempo, dialogando com o contexto social, político e econômico. Para resolver a questão, é necessário compreender cada um dos elementos citados e como eles se integram no projeto ético-político do Serviço Social. Vamos explicar somente os elementos da alternativa correta:

  • II - Explicitação dos princípios e valores ético-políticos: Refere-se à necessidade de deixar claros os princípios éticos e políticos que norteiam a ação profissional dos assistentes sociais, como a defesa dos direitos humanos e da justiça social.
  • IV - Matriz teórico-metodológica: Trata-se do conjunto de teorias e metodologias que fundamentam a análise e a intervenção dos assistentes sociais, servindo como base para o desenvolvimento do conhecimento na área.
  • VI - Crítica radical à ordem social vigente: O compromisso do Serviço Social com a transformação social implica em uma postura crítica em relação às desigualdades e injustiças produzidas pela ordem social capitalista.
  • VIII - Lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria: Este elemento diz respeito à história de lutas e conquistas dos assistentes sociais, bem como aos posicionamentos políticos que a categoria tem adotado ao longo do tempo, moldando a identidade profissional e o próprio projeto ético-político.

Esses elementos são constitutivos do projeto ético-político profissional porque, juntos, formam a base sobre a qual se estrutura a prática do assistente social, orientando suas ações e decisões em direção a um fazer profissional que seja ético, crítico e comprometido com a transformação social.

Portanto, ao selecionar a alternativa C, estamos reconhecendo que os princípios e valores éticos, a fundamentação teórico-metodológica, a crítica à ordem social e a trajetória política da categoria são elementos essenciais que compõem o projeto ético-político do Serviço Social.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(...) Num exercício de sistematização, podemos identificar os elementos constitutivos do projeto ético‐político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio‐histórico da profissão. São eles:

a) o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos;

b) o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora;

c) o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente – a da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas;

d) o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira.

O projeto ético­-político do Serviço Social - http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo