Analise o texto a seguir.As DDR2 duplicaram a taxa de transf...
Analise o texto a seguir.
As DDR2 duplicaram a taxa de transferência em relação às DDR, realizando agora 4 transferências por ciclo. Novamente, suas células continuam trabalhando na mesma frequência anterior e o acesso inicial continua demorando aproximadamente o mesmo tempo. Entretanto, as demais operações dentro do burst passaram a ser realizadas em apenas um quarto de ciclo de clock. Usando DDR2, um burst de 8 leituras demoraria apenas 6.75 ciclos de clock, contra 8.5 ciclos nas DDR e 12 nas SDR.
DDR2 e DDR referem-se a:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Memórias.
O texto da questão se refere a diferentes gerações da tecnologia de memória RAM (Random Access Memory), mais especificamente as memórias DDR (Double Data Rate) e suas sucessoras, as DDR2. Quando falamos de DDR e DDR2, estamos descrevendo tipos de memórias dinâmicas (DRAM) utilizadas em computadores para armazenar temporariamente dados que a CPU precisa acessar rapidamente. A principal característica das memórias DDR é que elas são capazes de realizar duas transferências de dados por ciclo de clock, enquanto as DDR2 foram uma evolução dessa tecnologia, permitindo quatro transferências por ciclo.
As memórias DDR e DDR2 são módulos de memória que se conectam à placa-mãe do computador. Elas diferem das memórias SDR (Single Data Rate) que realizavam apenas uma transferência por ciclo de clock. A evolução para DDR e posteriormente para DDR2 foi um marco importante para aumentar a eficiência e o desempenho dos sistemas de computadores, permitindo que mais dados fossem processados em menos tempo.
Portanto, o texto está discutindo sobre as capacidades e características das memórias de computador, e não sobre placas-mãe, BIOS, cabos ou Unidades Lógicas Aritméticas (ULAs), o que exclui as alternativas A, B, C e D.
Erros comuns no tema geralmente ocorrem quando os candidatos confundem as memórias DDR com outros componentes internos do computador, como a placa-mãe ou a BIOS. Para evitar tais erros, é importante que o aluno compreenda a função de cada componente do sistema de computador e como eles contribuem para o desempenho geral da máquina.
Gabarito: Letra E - Memórias.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.
Ao longo dos anos, tivemos diversos padrões de memória, desde a EDO, passando pela SDR, até chegar às atuais DDR. Hoje, já estamos na terceira versão da DDR, o que comprova que esse tipo de memória deu muito certo.
O tipo de memória instalada nos módulos DDR é o SDRAM, mas o arranjo (posicionamento dos chips nas peças) dessas memórias funciona de acordo com o padrão DIMM. A sigla vem de Dual Inline Memory Module (Módulo de Memória em Linha Dupla). Esse termo é usado para designar que um determinado componente tem chips instalados dos dois lados do módulo.
Novamente, o restante dos componentes levou a memória ao seu limite. Com isso, a indústria de memórias se viu obrigada a evoluir para o padrão DDR2. As frequências aumentaram, as capacidades de transferência tiveram ganhos significativos e as latências subiram. A memória DDR2 foi lançada em 2003. Elas tinham 240 pinos que garantiam a comunicação com a placa-mãe.
Este é o padrão mais recente das memórias do tipo DDR. Novamente, a vantagem está no clock elevado e nas taxas de transferência superiores. A latência dessas memórias é maior que as da DDR2. O ganho de desempenho da DDR3 não chega a ser o dobro do que se obtém com módulos do tipo DDR2. A memória DDR3 tem 204 contatos.
GABARITO: E
DDR, DDR2, DDR3 e DDR4 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo. Traduzindo: elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memórias SDRAM, que não estão mais disponíveis para PCs).
FONTE:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/memoria/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-memórias-ddr-ddr2-ddr3-e-ddr4-r34492/
todo mundo tem aquele amigo que acha que memória ddr3 encaixa em placa mãe ddr4
GAB. E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo