O trecho "um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65947 Português
Imagem 002.jpg

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.

O trecho "um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis" (L.37-38) exerce a função de aposto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 O trecho tem a função de aposto explicativo.

Questão correta.

De forma simples, o aposto funciona como um "rótulo" para o termo ao qual se refere, ou seja, dá uma determinada qualificação distintiva a esse termo, explicando-o (aposto explicativo), restringindo-o (aposto restritivo), enumerando elementos ou características acerca desse termo (aposto enumerativo), especificando-o (aposto especificativo), dentre outros.

No caso da questão, podemos perceber que o trecho destacado explica em termos simples de que se trata o CO  (monóxido de carbono) ao mesmo tempo que lhe estabelece um "rótulo", uma roupagem que, dentro do período, só se aplica àquele termo em especial referindo-se apenas a ele. Dessa forma, temos um aposto explicativo.

Bons estudos a todos! ^^

 CERTA.

O trecho funciona como aposto quando explica o termo "Monóxido de Carbono".

O poluente associado à maior probabilidade de morte dos fetos é o monóxido de carbono (CO), um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis. (está detalhando o termo monóxido de carbono)

Aposto é um temo acessorio ligado a substantivo ou pronome substantivo para esclarecer, desenvolver, resumir ou especificar a ideia expressa.
 

Aposto Explicativo

O aposto explicativo identifica ou explica o termo anterior; é separado do termo que identifica por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões.
 

 Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

Por Exemplo:

Ontem, Segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:

Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.

Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo Segunda-feira assume a função de adjunto adverbial de tempo.

Classificação do Aposto

De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:

a) Explicativo: A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

b) Enumerativo: A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

c) Resumidor ou Recapitulativo: Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

d) Comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

e) Distributivo: Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.

f) Aposto de Oração: Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.

Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:

Por Exemplo: "O poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda. "
"A rua Augusta está muito longe do rio São Francisco."

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo