A análise de pureza visa verificar a composição do lote de s...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CE8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.agricultura.gov.br%2Farq_editor%2Ffile%2F2946_regras_analise__sementes.pdf&ei=HOfyT8rnB4n68gSUl63NCQ&usg=AFQjCNF4b20jvdZAjPLWcg264TAunye8kA&sig2=gXu3scEuHBRu9KdSlp4Q_w
Bons Estudos!
Separação dos componentes - a mesa de trabalho deverá estar completamente limpa e nela a amostra deve ser conferida quanto à autenticidade dos dados do remetente com relação à espécie. Quando se notar a presença de substâncias inertes (palhas, pó, antécios vazios de sementes e pseudo-sementes de gramíneas, sementes imaturas), de acordo com a espécie em exame, pode-se usar peneiras de diversas malhas ou soprador para uma separação preliminar. Depois, com a ajuda da espátula ou pinça, inicia-se o exame criterioso e a separação em grupos distintos dos três componentes: sementes puras, outras sementes e material inerte.
São consideradas sementes puras todas as sementes da espécie em exame, indicada pelo remetente ou identificada como predominante na amostra, devendo ainda ser incluídas nesta porção todas as cultivares desta espécie. Além das sementes inteiras, maduras e não danificadas das espécies e cultivares em exame, devem ser incluídas como puras as sementes que se encontrem nas seguintes condições: - sementes inteiras de tamanho inferior ao normal, enrugadas, imaturas, trincadas, em início de germinação, desde que possam ser identificadas como sendo da espécie em exame; - fragmentos de sementes quebrados, porém maiores do que a metade de seu tamanho original; - sementes levemente atacadas por moléstias desde que seja possível identificá-las com precisão como pertencentes à espécie em exame.
Outras sementes Todas as outras sementes (espécies cultivadas, silvestres, nocivas toleradas e proibidas) que não sejam as da espécie em exame.
Material inerte O material inerte compreende outros materiais que não sejam sementes, tais como, partículas de solo e areia, pedras, palhas, pedaços de tegumento ou pericarpo, pedaços de plantas, fragmentos menor ou igual a metade do tamanho original das sementes (sementes de leguminosas partidas ao longo dos cotilédones).
A última afirmação está errada. Após separação por ventilação não se obtém sementes puras, pode haver sementes de outras espécies no meio da amostra.
Após separação por ventilação restam 03 fracões, não 02 pois permanecem material inerte, sementes puras e sementes de outras espécies...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo